quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Programas Desportivas nas televisões portuguesas


Refiro apenas estes:

Prolongamento
TVI24
2ª feira
Um programa apresentado por Joaquim Sousa Martins e com um painel composto por Eduardo Barroso, pelo Sporting, Fernando Seara, pelo Benfica, e Manuel Serrão, pelo FC Porto.
 

TRIO D´ATAQUE
RTPN
3ªfeira
Rui Oliveira e Costa ( Sporting)  Miguel Guedes (Porto) e Júlio Machado Vaz (Benfica) num programa de debate desportivo, moderado por Hugo Gilberto .


  O Dia Seguinte
SIC Notícias
2ª feira
José Guilherme Aguiar (Porto), Dias Ferreira (Sporting) e Rui Gomes da Silva (Benfica), tendo como moderador Paulo Garcia

Costumo ver no todo ou em parte estes programas. Às vezes as ocupações, outras vezes o sono (a tv com facilidade me põe a dormir...).
Pessoalmente prefiro o da RTPN. Sobretudo pela serenidade de análise, pela boa disposição e onde os representantes dos clubes despem mais o fato clubista e procuram apresentar maior objectividade analítica. Rui Oliveira e Costa, Miguel Guedes e Júlio Machado Vaz estão nesta linha.
Prefiro os programas onde os representantes dos clubes não tenham medo de pôr o dedo na ferida e sejam capazes de apresentar os seus pontos de vista, mesmo que discordantes da oficialidade do seu clube, desde que o façam fundamentada e equilibradamente.
Também me divirto com o programa da TVI24. Sobretudo com Eduardo Barroso e Manuel Serrão. Pelo exacerbar dos seus sentimentos clubistas que os levam a falar mais alto e ao humor. Fernando Seara parece-me o mais sereno e mais independente, embora às vezes muito misterioso ("sei, mas não digo").
O que menos aprecio é o programa da SIC Notícias. Penso que é o que terá o melhor moderador, mas os intervenientes, mormente José Guilherme Aguiar e Rui Gomes da Silva falam de mais (José Aguiar abusa mesmo). O fato clubista tem aqui excesso de peso e ressoa alguma falta de objectividade. Por outro lado, escasseia no programa análise ao jogo, aos jogadores, às tácticas e técnicas e superabunda a análise aos árbitros e às questões estruturais e teóricas.
Enfim, embora com uma estrutura parecida, cada um dos programas tem a sua especificidade e, como tal, irá ao encontro de diversas sensibilidades.
Dos três representantes do meu clube, aquele onde melhor me sinto representado é em Miguel Guedes. Por razões expostas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.