segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma Igreja que parte e reparte

A Diocese de Lamego é uma Igreja Local com pouca população e situa-se numa zona rural e pobre, marcada por forte corrente migratória. Muitas das nossas aldeias quase não têm crianças e jovens.
Contudo há uma riqueza que temos que agradecer a Deus e à generosidade dos jovens e das famílias. Temos ainda bastantes vocações sacerdotais. Lembro que, se Deus quiser, no próximo Verão, teremos cinco novos sacerdotes e temos tido ordenações em cada ano.
Segunda ouvi, a média de paróquias por sacerdote diocesano é de duas. Claro que é um média, porque muitos têm mais, até porque nem todos os padres estão a paroquiar, pois alguns estão em serviços diocesanos ou outros.
Mas é uma graça enorme! Penso que mais nenhuma diocese deste país se pode orgulhar de tal privilégio. Há concelhos com dez mil habitantes ou menos que têm vários sacerdotes ao seu serviço, enquanto paróquias com dezenas e dezenas de milhar de pessoas têm, quando têm, um sacerdote ao seu serviço.
Penso que a Diocese de Lamego tem de pensar a SÉRIO em partir para repartir. A "fantasia da caridade" tem de começar dentro da comunhão eclesial. Apoiar outras dioceses carentes e escancarar as portas da missão é necessário à nossa diocese dentro do dinamismo da caridade cristã.
Diz-se que "a necessidade cria o órgão". A abundância de vocações sacerdotais pode não estar a ajudar o despertar laical para o desempenho das funções que lhe competem.
Oxalá que, também neste aspecto, o Ano Sacerdotal que estamos a viver projecte nova luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.