domingo, 22 de novembro de 2009

Muita parra e pouca uva

Acabei de ler as conclusões da Semana Social 2009, realizada em Aveiro de 20 a 22 de Novembro, mais de quatro centenas de participantes.
Tema em estudo: «A construção do Bem Comum – responsabilidade da Pessoa, da Igreja e do Estado". Iniciativa: Comissão Episcopal da Pastoral Social.

Não pude estar, embora seja uma matéria que me diz muito. Do que li, ressalto a decepção da falta de novidade. Não me refiro tanto ao conteúdo, pois li apenas fragmentos das intervenções. Tenho em vista sobretudo a forma da comunicação das conclusões. Uma linguagem árida, fechada, imperceptível para a maioria dos cristãos. Como cremos que eles peguem neste assunto fulcral se não nos fazemos entender? Voltamos ao idoso problema da comunicação: não o sabemos fazer.
E logo num tema vital para toda a gente, onde me parece mais fácil usar uma linguagem, além de perceptível, cativante. Mas não...
Às vezes tenho a impressão que não se quer que a mensagem extravase do círculo fechado das "elites". Ou será que a linguagem esconde o medo de arriscar? Ou ainda porque haverá interesses promocionais em vista?...
Valha-nos Deus que é quem pode...

1 comentário:

  1. Estou plenamente de acordo! O mal dos sentados nos cadeirões é que não entendem que a mensagem é para todos, ou deveria ser!
    Assim não há evolução,se continuarmos com palavras eruditas!
    Até porque quem precisa de estar mais perto de Deus, são os que menos instrução têm,para conseguirem encontrar os seus caminhos,na práctica do bem!
    Nunca entendi essas escolhas muito bem,mas como sou muito burra,eles lá saberão! Não são eles que detêm a linha directa com a Santissima Trindade?
    Assim seja...Depois não se desesperem de terem uma sociedade, à margem da Igreja!
    Peço-lhe desculpa,mas é assim que eu penso!
    Só quem está no terreno, sabe o que é preciso,qual a forma de divulgar a mensagem,não quem está no alto dos seus cadeirões!
    Faço minhas as suas palavras:- "Que Deus nos valha,só Ele o pode fazer!"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.