sábado, 7 de novembro de 2009

Pontos altos, pontos baixos


Um dia em cheio.
De manhã, a inauguração das obras efectuadas na Capela dos Esporões.
Senti-me bem naquele espaço. Mas senti-me especialmente bem na alegria serena daquela gente. As pessoas estavam felizes.
Aquele Capela que há trinta anos o povo do Esporões havia erguido à custa do seu trabalho e generosidade, recebia agora melhoramentos significativos sem desfigurar o templo.
Como alguém confiddenciava: "Até apetece não sair daqui!"
As palmas espontaneamente surgidas na assembleia quando se agradeceu à Câmara, à antiga Junta e à Comissão de Obras, foram a expressão da genuína gratidão de um povo que sabe agradecer.
Nunca esteve no hábito desta comunidade paroquial pedir ajuda aos outros sem ela se comprometer. Assim aconteceu. A Câmara ajudou imenso. A Junta deu a sua ajuda. Mas o povo também colaborou. Com alegria. Com generosidade.
Um povo que se mobilizou para limpezas, arranjos, e para animar a Eucaristia. Lindo!
Estive pouco tempo no almoço, pois tinha trabalho à minha espera. Apercebi-me claramente, contudo, que a Associação tinha preparado com espero o almoço e vi as pessoas a conviver com satisfação. Óptimo.
Pelas 15 horas, começavam para os catequizandos as Jornadas de Promoção Vocacional, exactamente na véspera do início da Semana dos Seminários.
"É raro ver-se tanta criança junta nos tempos que correm! - exclamava o senhor Vice-Reitor do Seminário de Resende.
É verdade. Felizmente temos muitas crianças. São a nossa riqueza. Louvo o Deus da Vida pela vida "saltariquenta" dos nossos pequenos.
Portaram-se bem eles e os adolescentes. Apesar dos mais pequenos terem estado na Igreja mais de duas horas. O que para eles representa uma eternidade... Mas senti que gostaram.
Esteve bem a representação do Seminário de Resende cuja presença e acção agradeço. A sua intervenção, o seu testemunho, a proximidade com os pequenos, a interpelação lançada, a vivência da Eucaristia... A sua presença foi a melhor projecção. Tudo correu bem e esta sementeira vocacional Deus a fará crescer e dar fruto. Só nos compete semear. Colher pertence a Ele.
Gostei ainda daquele diálogo entre a representação do Seminário e as pessoas de Gondomar no fim da Eucaristia. Foi uma conversa em família, os irmãos na fé.
Mas não há bela sem senão...
A instalação audiovisual da Igreja tirou-me do sério. Ainda há dias funcionou normalmente. Hoje engasgou. Merecia marreta!!! Tenho a sensação que, nas alturas mais importantes, falha! Por sinal não estava em casa nenhuma das pessoas que normalmente lida com o projector. Ainda mais me enervou porque o Seminário trazia tudo preparado... Espero que as pessoas mais ligadas às projecções resolvam o problema de vez...
Outra situação que surgiu exactamente quando me debatia com este problema teve a ver com alguém de fora que queria falar comigo. Conversa que nada tinha a ver com as Jornadas de Promoção Vocacional. Tinha a ver com a venda de uns livros...
Meu Deus, ninguém aparece para dar nada a esta gente. Aparecem imensos ao longo do ano para pedir - se qual for a forma -para isto ou para aquilo.
Talvez por tudo isto, reconheço que não reajo da melhor maneira e raramente alinho. Muitas e muitas vezes fico depois incomodado comigo mesmo. Mas, valha-me Deus, os ricos e poderosos não estão na província e, menos ainda nesta zona. Por que razão pedir sempre aos que menos têm???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.