sábado, 28 de novembro de 2009

Aqueles olhitos...

Último sábado de Novembro. Como acontece no derradeiro sábado do mês, um grupo de catequizandos participa na Eucaristia na Capela do Lar da Santa casa. Coube a vez ao 4º ano.
Os idosos apreciam imenso a presença das crianças e ficam sempre felizes quando os mais novos lá vão.
Com a ajuda dos seus catequistas, preparam os cânticos e as leituras. E mesmo que, aqui ou ali, possa haver um cântico menos conseguido, só o facto de serem eles a cantar, traz logo um ar alegre, cativante, simpático que ajuda à vivência da infinita simplicidade do Amor de Deus.
Hoje, como não havia bancos disponíveis para todos, sentaram-se no chão à volta do altar durante a homilia. Acrescente-se que o chão era de madeira e que a capela estava aquecida...
Falei com eles e, a partir das suas vivências, procurei levá-los a compreender a alegre expectativa do Advento. Expliquei-lhes o sentido da Coroa do Advento e convidei-os a viver este tempo do Advento numa redobrada atenção ao Deus que vem e bate à porta do nosso coração. Falámos das vários caminhos que Deus utiliza para chegar até nós e sublinhámos que cada irmão é uma presença de Deus. Então convidei os pequenos a serem generosos, atentos, correctos para com o próximo.
Estiveram impecáveis. Serenos, atentos, colaborantes, dialogantes. Aqueles olhitos que me fitavam quando eu lhes falava eram o mais puro lago onde se via reflectida a imagem de Deus.
No Pai Nosso, distribuíram-se pela capela e cantámo-lo de mais dadas. A Primavera que dá a mão ao Outono da vida!! E todos louvam o Pai de bondade como filhos muito amados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.