segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"Filho, lágrimas não!"

Ontem, na hora marcada para a saída da procissão em direcção ao cemitério, chovia a cântaros, pelo que não pudemos sair e a Eucaristia foi celebrada na Igreja Matriz.
Fiquei triste. A multidão que sempre se junta no cemitério nesta altura, o ambiemte de acolhimento que se respira e a receptividade das pessoas, fazem do cemitério, em 1 de Novembro, uma enorme Igreja Paroquial ao ar livre. Depois, ao escurecer o lampejar das velas e os tons das flores emprestam um certo ar de mistério. O mistério da morte que se abre à luz da vida.
Hoje, após a 1ª Missa na Igreja, fui até à minha terra para estar junto da campa de minha mãe, meus familiares e conterrâneos falecidos. Estava um Sol lindo e pensei cá para os meus botões: "Então ontem à tarde não podíamos ter usufruído de um tempo assim!?" Pois, mas manda quem pode e obedece quem deve...
Este momento junto da campa de minha mãe foi de muita paz. Como sempre. Eu sei que, em Deus, sempre me vê e com ela falo muitas vezes. Está mais perto de mim do que antes. Mas a geografia, os locais e espaços dizem-nos e falam-nos. Naquele tempo de oração, senti que ela louvava e agradecia comigo ao Pai. Mais, tenho a certeza que aquilo que lhe confiei, ela o fará chegar confiadamente ao Trono da Graça.
E depois aquela fotografia da sua campa... Parecia fitar-me com um olhar tão meigo, tão manso, tão pacificado, tão acolhedor!
Foi tão bonito recordar momentos das nossas vidas! E quando uma lágrima teimosa molhou o meu rosto, senti dentro de mim a tua voz maravilhosa a sussurrar-me: "Não, filho! Lágrimas não. Estou em Deus, estou feliz."

4 comentários:

  1. Só sente saudades quem tem bom coração.

    Diabo vermelho...

    ResponderEliminar
  2. As lágrimas não são simplesmente gotas que dos olhos caiem e rolam sobre a face, são sim, a expressão dos mais profundos sentimentos!

    Anjo Azul

    ResponderEliminar
  3. concerteza que ela esta em Deus, e por isso mais perto de si... as lagrimas são sinal de saudades de alguem muito querido...são a forma singela de dizer que sentimos a falta de alguem...
    Fique em Deus...
    Ana

    ResponderEliminar
  4. É triste vermos os pais partirem, temos saudades, ficamos "ÓRFÃOS".É igualmente triste ficarmos sem o nosso companheiro(a) ficamos "VIÚVO(A).E ver um filho morrer? não há adjectivo. Só saudades... Saudades...,Saudades... sem fim.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.