quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Poeira para os olhos, não!

O desemprego desceu 0,5 por cento em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, mas subiu 2,1 por cento em relação ao mês de Julho, divulgou hoje o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com a informação mensal do mercado de emprego do IEFP, no final do mês de Agosto estavam inscritos nos Centros de Emprego 389.944 desempregados, o que corresponde a menos 2.094 inscrições em termos homólogos e a mais 8.168 inscrições relativamente ao mês de Julho.

Agora reparem....
A União de Sindicatos de Braga dispõe de dados recentes sobre a emigração portuguesa na Galiza que apontam para um crescimento de 11 mil trabalhadores em 2008, de 40 para 51 mil.

Pois é, aumentando desta maneira a emigração ( e aqui apenas se fala de uma região de Espanha), o que significa a descida de meio ponto no desemprego em Agosto, comparativamente a Agosto do ano passado???
Não deixemos que nos lancem poeira para os olhos...

Além disso, e apesar da emigração em força, o desemprego aumentou em Agosto 2,1% em relação a Julho. Pois, e estamos a falar de meses de Verão, quando aumentam muitos postos de trabalho temporário, especialmente ligado à indústria turística!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.