segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Um fraco rei faz fraca a forte gente...

Um fraco rei faz fraca a forte gente...
Penso que esta frase se aplica muito bem a Jesualdo Ferreira. O professor nunca me convenceu. Tenho-o repetido muitas vezes neste espaço.
É certo que estamos no início da temporada futebolística. Mas também é certo que, em três jogos, já voaram quatro pontos no campeonato.
E mais, o tal Postiga que não rendia com Jesualdo, no Sporting é responsável por seis pontos nas primeiras três jornadas. E o Sporting marcha à frente de Porto, com 4 pontos de vantagem. Pois ... um fraco rei faz fraca a forte gente!

Ainda ontem se viu em Vila do Conde. Uma equipa anémica, sem raça, sem classe, sem dinâmica, sem ousadia. Melhorou na 2ª parte? É um facto, mas a 1ª foi tão confrangedora que qualquer melhoria chamaria a atenção. Ah! Ontem não houve assobios, senhor Jesualdo!
Mas já contra os turcos, na última quarta-feira, tirando os primeiros 25 minutos que foram bem jogados, o resto foi um desastre, porventura suavizado pela vitória e pelo golo nos instantes finais da partida.
Claro que o público que enche o estádio, mesmo em alturas de grave crise económica como esta, que vibra com o Clube, que o acompanha, não gosta de ver no relvado meninos mimados que ganham fortunas e não dão o litro. Mas aqui, volta a ideia: um fraco rei faz fraca a forte gente.

Depois Jesualdo não acerta mesmo nas aquisições. Meteu-se-lhe na cabeça que o Porto precisa de grandalhões mesmo que sejam uns cepos. Não há um "dez", os laterais são mais do que fracos, os atacantes - caríssimos - não têm mostrado valor compatível. Tem vivido daqueles que Adrianse lançou e aperfeiçoou. À medida que estes vão partindo, a equipa fica mais frágil. Jesualdo não revela capacidade de escolher e de trabalhar novos talentos.
E alguns estão mesmo a perder qualidades, como o Helton. Quem o viu e o vê! Em cada jogo (pior se é importante) é sempre um calafrio...
Depois insistir em Mariano para quê? Para o Porto jogar com dez? Perca o medo, seja corajoso, aposte nos mais novos, senhor Jesualdo! Aliás, os seus medos, prudências, inibições, já nos custaram amargas derrotas! Mas o actual treinador do FCP nunca assume as suas responsabilidades. A culpa é dos muitos jogos ... do terreno ... do adversário que se fecha ... do árbitro que não assinalou penalti...da equipa que "não esteve bem"...

Quando escrevi aqui há dias que, para mim, o campeão seria o Sporting, alguns amigos pensavam que "estava no gozo". Não, não estava. Falava convictamente e disse porquê. Ainda só estamos no princípio, e os factos começam a dar-me razão.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.