quarta-feira, 10 de setembro de 2008

41,117% da população do Concelho

Das 10 freguesias que formam o Concelho de Tarouca, a freguesia-sede é de longe a mais populosa. Com uma população de 3.416 habitantes, a Freguesia de Tarouca fica a grande distância de qualquer uma das outras. A seguir a Tarouca, vem Salzedas com uma polução de 861 habitantes. O que significa que nenhuma das outras atinge o milhar de pessoas.
Assim, 41,117% da população reside na área da Freguesia-sede.

Se a isto acrescentarmos outros dados advindos da sociologia, ficamos a compreender a importância local desta comunidade. Sabemos do despovoamento e envelhecimento das aldeias, com cada vez menos crianças e casais novos. Tarouca tem 350 crianças e adolescentes na catequese!
Se a nível geral, se nota uma debandada da população jovem para o litoral ou para a migração, a nível local, muita gente foi deixando as suas aldeias para se fixar na sede do concelho. Mesmo muitos emigrantes, ao investir na habitação, fazem-no na Freguesia de Tarouca...

A este movimento das pessoas não pode ficar indiferente a Igreja. Onde estão as pessoas, aí deve estar a Igreja.
Ou continuamos a entreter velhinhos (com todo o respeito que eles me merecem) e não prestamos a atenção devida às "pessoas válidas"?

Isto lembra-me o desabafo de um colega sacerdote que há dias, em visita por estas paragens, em conversa comigo disse:
- O meu arciprestado tem 40 mil habitantes. A minha comunidade, que é a sede do concelho, a que tem mais gente nova, possui 20 mil. Pois aí estou sozinho, enquanto nas restantes paróquias trabalham sete sacerdotes!
Dá que pensar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.