sábado, 22 de março de 2008

Sábado Santo: E quando a morte vier, eu me sinta adormecer, no calor dos vossos braços.

Estavam ali, a observar de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galileia, para O servirem. Entre elas encontrava-se Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu. Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José, que também se tinha tornado discípulo de Jesus. Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. E Pilatos ordenou que lho entregassem. José tomou o corpo, envolveu-o num lençol limpo e depositou-o no seu sepulcro novo que tinha mandado escavar na rocha. Depois rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro, e retirou-se. Entretanto, estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, sentadas em frente do sepulcro. (Evangelho de S. Mateus)

Sobre o monte Calvário desceu, com a tarde, um profundo silêncio. A dor já não tem lágrimas, nem palavras, enquanto, envolvido no branco lençol, o corpo do mais insigne dos filhos do homem é deposto no sepulcro escavado na rocha. José de Arimateia, o bom discípulo, cumpre os últimos gestos de piedade humana e de religiosa devoção para com o Mestre. Agora o Rei dorme, vigiado pelos guardas, mas não está sepultada com Ele a destemida esperança. Sim, porque depois do Seu profundo tormento e de Se ter oferecido em expiação, Ele verá a luz. E terá a uma longa descendência (cf. Is 53,10-11).
No coração da noite, a semente prepara-se para brotar; o ar perfuma-se de uma nova primavera: eis o pressentimento ardente de Maria Madalena e da outra Maria... que numa santa ansiedade aguardam no jardim.

Deus Pai,
Tu quisestes que fôssemos
baptizados na morte
do Teu Filho Jesus,
nosso Salvador:
concede-nos um sincero arrependimento,
afim de que passando com Ele na morte,
possamos renascer na alegria
para uma vida nova.
Isto Te pedimos por meio D'Aquele
que por nós
morreu, foi sepultado e ressuscitou,
Jesus Cristo Nosso Senhor. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.