quarta-feira, 5 de março de 2008

A brasa solitária

Diz-se – e talvez seja verdade – que a fidelidade é hoje um valor em crise. Somos capazes, sem dúvida, de entusiasmos e de dedicações generosas; menos capazes de as manter inalteradas ao longo do tempo. Somos capazes de ímpetos momentâneos: menos capazes de arriscar a vida para sempre. Assistimos a um desafio de generosidade, em momentos de emergência; vemos menos gente capaz de um sacrifício contínuo, ligado ao ritmo quotidiano da vida, que, muitas vezes, parece banal e monótono.
(...)

Recordo a propósito uma conhecida história. Um rapaz, a determinada altura, deixou de frequentar a sua igreja. A preguiça e um certo cansaço das cerimónias repetidas serviram-lhe de argumento justificativo. Um dia precisou de ir a casa do pastor da sua congregação. Era inverno e o clérigo estava numa sala com a lareira acesa. Quando o rapaz chegou, o pastor decidiu separar as achas ou cavacas que estavam a fazer uma boa fogueira. Daí a pouco, o lume apagou-se.
– Estás a ver, rapaz! As cavacas são como as pessoas. Se não se juntam, deixam de dar calor. Apagam-se! É como a religião! Sem participação no culto, extingue-se. Assim como a fé e o amor. O rapaz manteve-se calado. Mas na despedida, saiu-se com esta:
– Domingo, lá estarei no culto. Não quero ser uma brasa solitária, sem fé nem religião!

In Amigo do Povo

1 comentário:

  1. Como eu gosto desta historia?!...quase todos, para não dizer todos, passam por isso. O que a meu ver é bom, pois quando se volta, a fé,a vontade de partilhar de viver a religião é muito maior!Afinal, como reza a historia, um homem só não é nada, tal como a brasa.
    Não acredito naqueles que dizem nunca ter tido duvidas, momentos maus, levando-os a afastarem-se...
    A.R.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.