sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta-Feira Santa: a nossa Via-Sacra

Muita gente, embora sinta que menos do que no último ano! O percurso é íngreme. Muitas vezes, dava a ideia que os queixos tocavam nos joelhos. O coração batia mais forte. Os músculos rangiam. As pernas suplicavam por descanso.
Mas fomos. Com ordem, com serenidade, com mútua ajuda. Rezando, cantando, meditando. Os nossos escuteiros ajudaram. Os nossos jovens foram inultrapassáveis. Tudo prepararam com cuidado, a todos ajudaram com alegria. Não faltaram mesmo os garrafões de água e a serena solicitude. Os responsáveis pelos cantos e leituras fizeram bom trabalho.
Ao ver as pessoas a ajudar-se, a apoiar-se, a incentivar-se, pensei comigo: "Meu Deus, que maravilha seria se na vida, tantas vezes caminho íngreme, as pessoas se apoiassem assim!"
Custou-me muito, embora menos do que no ano passado. Bom sinal. Claro que recorri a um bastão, gentilmente cedido pelos escuteiros, que ajudou bastante. Obrigado, árvore amiga, porque um braço teu foi meu cireneu.
Terminámos no altar campal de Santa Helena. O friozito da serra fez-nos companhia, mas não nos fez debandar antes do terminus da celebração. "Que o Espírito Santo, ó Deus, nos areje o coração e nos catapulte para a Montanha do Vosso Amor! Que vivamos de acordo com a fé que professamos."
Seguiu-se a saudação individual da Cruz. Regressámos cansaditos, mas felizes.
Parabéns às crianças que participaram. Quanta força senti ao olhar aqueles rostos bonitos, cansaditos mas alegres, dos queridos saltariquentos!
Parabéns a todos os idosos. Vi gente com 80 anos e que aguentou toda a caminhada. Fantástico!
Parabéns àquelas pessoas que, embora fragilizados por problemas cardíacos ou dos ossos, não deixaram de marcar presença edificante.
Parabéns a todos que caminharam. O esforço era patente nos rostos, mas a alegria, essa era imensa.
Parabéns a todos pelo sereno silêncio meditativo a que o dia convida.
Um abraço do tamanho do mundo para todos os jovens que prepararam e dinamizaram a celebração. Só vós mesmo! Sois fantásticos. Como eu vos quero! Como nos apresentastes belamente o rosto jovem do Salvador! Obrigado, amigões.
A Via-Sacra é importante. Mas a Eucaristia dominical é muito, muito mais. Espero que toda a gente tenha pensado nisto e faça um esforço de conversão e de mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.