sábado, 1 de março de 2008

4º Domingo da Quaresma

São Paulo propõe aos cristãos de Éfeso e a nós também que se faça a recusa de viver à margem de Deus (“trevas”) e que se opte pela “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).

"Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade. Procurai sempre o que mais agrada ao Senhor. Não tomeis parte nas obras das trevas, que são inúteis; tratai antes de condená-las abertamente, porque o que eles fazem em segredo até é vergonhoso dizê-lo. Mas, todas as coisas que são condenadas são postas a descoberto pela luz,e tudo que assim se manifesta torna-se luz. É por isso que se diz: «Desperta, tu que dormes; levanta-te do meio dos mortos e Cristo brilhará sobre ti».
Ef 5,8-14

SERA A DOENÇA UM CASTIGO PELO PECADO?
Jesus responde:
"Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Os discípulos perguntaram-Lhe: «Mestre, quem é que pecou para ele nasceu cego? Ele ou os seus pais? Jesus respondeu-lhes: «Isso não tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais..."

CRISTO É A LUZ

"Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo».

JESUS TOMA A INICIATIVA, FAZ O MAIS IMPORTANTE, MAS NÃO PRESCINDE DA COLABORAÇÃO HUMANA

"Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado».

A CEGUEIRA DA ALMA É MAIS REDUTORA DO QUE A CEGUEIRA FÍSICA
«Tu acreditas no Filho do homem?» Ele respondeu-Lhe: «Senhor, quem é Ele, para que eu acredite?» Disse-lhe Jesus: «Já O viste: é Quem está a falar contigo». O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: «Eu creio, Senhor».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.