quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Paróquia e Freguesia não são a mesma coisa...

A freguesia tem a ver com o civil, enquanto paróquia se refere ao religioso. Nem sempre coincidem. Por exemplo, na freguesia de Castro Daire, há três paróquias.

Então, vamos à sondagem:
Concordaria com o desmembramento da Freguesia de Tarouca em várias freguesias?
- Nunca: 21%
- Sim, não me importava:7%
- É-me indiferente: 21%
- Acho que devia surgir a Freguesia do Castanheiro do Ouro: 28%
- Acho que deveria surgir a Freguesia de Arguedeira: 21%

1. Note-se que se perguntava pelo desmembramento da Freguesia e não da Paróquia

2. Pouca gente aderiu a esta sondagem. Porque será?

3. Claro que toda a gente sabe que a filosofia actual é no sentido de juntar freguesias e não de as separar.

4. Mesmo que, se por hipótese, de momento absurda, houvesse o desmembramento da freguesia, nada garantiria que a paróquia se desmembrasse. São realidades distintas.

5. Assumo o que penso convictamente: sou TOTALMENTE contra o desmembramento da freguesia e da paróquia... nem pensar!!! Respeito o pensamento dos outros, mas não me coíbo de apresentar o meu.

6. As divisões não levam a lado nenhum e são uma afirmação de pequenez. O desafio é unir cada vez mais a comunidade, respeitando logicamente as diferenças que enriquecem essa mesma unidade. Os bairrismos, quando doentios e fanáticos, nunca ajudaram as pessoas e os povos a crescer.

1 comentário:

  1. Caro Amigo,uma vez mais estou de acordo com o que voce diz!Fico feliz em ver que a minha Paroquia tem,um Homem como voce,alem do mais,pois sao pessoas como voce que despertam os Povos.Nao estou dentro do assunto,quanto a devisao da Freguesia,mas pessoalmente penso que nao sera uma boa idea,ate porque como diz o velho ditado,"A uniao faz a forca".

    Um Abraco

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.