sábado, 15 de dezembro de 2007

Festa Natalícia da Catequese

"AVÓS,
PRESÉPIOS DE AMOR PARA OS SEUS NETOS"

De acordo com o Plano Pastoral da Paróquia, a Festa de Natal da Catequese, foi dedicada aos avós.

Após a celebração da Eucaristia no Auditório Municipal, ajudada pelas projecções, seguiu-se a intervenção de cada um dos 10 anos de catequese.
Foi maravilhoso. Com o Auditório cheio, com tantas dezenas de crianças, durante a representações, o silêncio era enorme, sinal do interesse que os pequenos actores conseguiram despertar.
Claro que com tantos grupos, as representações teriam que ser necessariamente breves. Mas fantásticas. Belo trabalho dos catequistas, excelente empenho dos catequizandos. A todos parabéns!
Representações, a cantigas, projecções, danças, gestos ... tudo passou por aquele palco pelo engenho dos pequenitos e dos adolescentes. Em cada intervenção, sempre a presença dos avós, a sua evocação, o agradecimento, o encanto.
Na homilia, fiz um apelo aos avós para que não esquecessem o seu papel, cada vez mais necessário, na educação dos netos, focando especialmente a educação cristã , até porque muitas dos seus filhos andam algo distraídos neste campo.
A alegria natalícia era transmitida por cada grupo de crianças, que nos ajudaram a compreender que o Natal é muito mais que prendas, comidas e luzes. É o abraço do Pai que nos envolve em Jesus Cristo, nascido em Belém. E envolvidos pelo amor do Pai, só resta uma saída: amar os outros com o sabor de Jesus Cristo.
Pessoalmente senti-me muito bem por a Igreja ter tomado esta iniciativa em prol dos avós da paróquia. Eles merecem e precisam. Foi um gesto de gratidão e de confiança na sua capacidade de amar, de ajudar a crescer.
No fim, a catequese ofereceu uma pequenina prenda aos catequizandos manifestando assim quanto quer. Também os avós receberam uma estampa com o carinho dos seus netos.
Parabéns a todos. Valeu apenas.
Obrigada à Câmara pela cedência gratuita do espaço.

4 comentários:

  1. Tem que me escrever a sua canção da "sim carolina ao i ao ai"!
    E os de Tarouca toda a bebida é pouca...
    Boa Continuação para o blog.

    ResponderEliminar
  2. Como é do conhecimento geral, esta festinha é da exclusiva responsabilidade da catequese paroquial e nela participaram as crianças que andam na catequese.
    As crianças e os adolescentes, portaram-se, na minha humilde opinião, muito bem. E também quis associar-me aos catequizandos na sua homenagem aos avós. E fi-lo com aquila charada com o intuito de criar boa ambiente, só isso.
    Há muito tempo que, nas grandes concentrações ligadas à Igreja, faço essa brincadeira, dedicada às "mulheres e ao vinho". Por isso, corrijo, não é "os", mas "as" de Tarouca...
    Obrigado por visitar o blog e pelo apoio.
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar
  3. Esta Festa de Natal 2007 foi, simplesmente, divinal, quer no empenho quer na participação! PARABÉNS a todos os catequizandos participantes, suas catequistas, pároco, pais e queridos AVÓS!Contudo quero realçar o seguinte: por razões diversas,principalmente disciplina, tenho andado a dar uma "mãozinha" às catequistas do 4º ano, e aconteceu ter que se preparar "algo" para os Avós neste Natal, e assim foi! Com muita vontade, alegria e trabalho eles "fizeram" aprendendo e em grupo com muito empenho, aquela peça (que englobou uma história de Natal e os avós, com a presença da S.ta Ana e S. Joaquim no Presépio). Foi bonito! Parabéns 4º Ano! Gostei muito de trabalhar convosco! Cresçam aprendendo e portem-se bem! Uma Abraço C. Vítor

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Chefe Vítor por todo o apoio que tem dado à catequese, não só nas projecções como também ao 4º ano.
    Em meu nome e das crianças, bem-haja.
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.