terça-feira, 22 de maio de 2007

Para onde caminha a juventude?

Claro que não gosto das aulas de substituição. Têm tanto de humilhante e desumano!
Hoje tive uma aula de substituição com o 12º ano. Eu que sou professor do 2º ciclo!!!
Nada a dizer em desabono do comportamento dos jovens. À jovem, direi: "Foram porreiros!"
Alguns aproveitaram o tempo, agarram-se ao trabalho que a titular da disciplina mandou realizar. E houve mesmo quem, por não ter à mão o material necessário para executar esse trabalho, se dedicou a outros estudos.
Até aqui tudo bem. O que me preocupou e até me escandalizou foi o facto de uma parte deles ter trabalhado pouco ou nada. E estamos à boca dos exames. Como é possível? Já não são meninos do 2º ciclo! Estão no limiar de abrir as portas para a vida! Que quer esta gente?
Mais, não estão a dar razão a quem acusa a actual geração de "rasca"? Então é só telemóveis, mensagens, conversas da treta, estilo HI5? Nada de exigente os motiva? Não há o mínimo de profundidade e de estofo? Só a superficialidade, o borboletismo lhe diz alguma coisa? Às vezes, tenho a impressão que se preocupam infinitamente mais os professores com os alunos do que estes consigo próprios. Mas os jovens têm obrigação de saber que, se não se defenderem, ninguém o poderá fazer por eles.
Claro que os pais e os responsáveis falham. Já ouviram os responsáveis pela política educativa deste país dizer aos jovens que têm que trabalhar? Que estudar não é exploração da mão-de-obra infantil?? E os pais? Estão atentos, vigilantes, motivadores e insistentes? Ou ficam-se no "papã e mamã"? Ou no não-te-rales? Bom, sempre será mais fácil criticar os professores e a escola do que "obrigar" os filhos a trabalhar. Só que assim não vão lá.

Como alguém diz, qualquer dia nem o emprego de varredor apanham (com todo o respeito pela profissão). É que vêm os estrangeiros com mais habilitação e mais estudos e ocupam os postos de trabalho... Há paises onde os jovens se agarram mesmo!

Sou um admirador da juventude. Há jovens extraordinários, jovens mesmo! Muitas vezes tenho sublinhado isso. Em todo o lado e também na nossa Paróquia. Mas não são esses que me preocupam. Quem me preocupa mesmo são os pseudo-jovens, os envelhecidos de espírito, os interiormente vazios e por isso, mas susceptíveis de andar na vida sem valores, estilo borboletas, poisando avidamente de prazer em prazer.
Quem me preocupa mesmo é uma juventude que não quer nada com nada e se arrasta parasitariamente, a leste de tudo, sem razões de viver e de acreditar.
Uma juventude sem ideais que vive de namoros e namoricos ao sabor do momento e do apetite, que acha careta o 6º e 9º mandamentos (guardar castidade...), que é escrava da moda, que se alimenta mal apesar de toda a informação que possui sobre comeres e beberes, que é arrogante, atrevida, insolente e egoísta, que não lê, não estuda, não reflecte e mete Deus no baú das velharias.

Mas penso, como pessoa de esperança, que, enquanto houver um punhados de jovens, mesmo jovens, a central de aquecimento do mundo continua ligada.

6 comentários:

  1. A juventude é aquilo que a família,a sociedade lhes dá(deu).
    Os jovens são lindos, mas falta-lhes as boas referências,assim como aos adultos...
    No geral os pais abdicam do seu papel de educadores.É melhor o facilitismo,o deixa correr.Cuitadinho do menino!!!
    Infelizmente, faltam-nos os mestres,os modelos de vida, de referências verdadeiras, autênticas.Vive-se na superficialidade,no vazio...
    Até os "mestre" da Igreja bambém incutem na juventude a superfialidade,isto é,o importantes é fazer coisinhas,quanto mais actividades melhor e nada de reflexão,de oração,de intimidade com Deus.
    O importante são os elogios,o dar nas vistas...É isto que se cultiva na juventude.Assim na familia,assim na Igreja.
    A juventude é aquilo que os adultos transmitem.
    Precisamos de gente sã de intensão e de sentimentos verdadeiros para termos juventude linda, boa e responsável.Sem respeito humano.
    Que Deus ponha a mão na nossa juventude e a faça crescer em sabedoria e graça.

    ResponderEliminar
  2. Nós também não gostamos das aulas de substituição! E apesar de muitos não terem feito nada foi devido a nao terem o material necessário para elaborar o trabalho requerido pela professora pois era para realizar em casa.Quanto aos exames o estudo realiza-se em casa e sem barulho. E visto que nem todos estavam a fazer o mesmo ia ser muito complicado estudarmos.
    Se para o senhor professor foi mau estar ali para nós alunos não foi melhor.E também estamos preocupados com o nosso futuro porque somos nós que estamos em jogo. E apesar da família ter um papel importante é necessário termos professores competentes (não me referindo a si).

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca disse que "foi mau estar ali". Se ler bem, até frisei: "Nada a dizer em desabono do comportamento dos jovens. À jovem, direi: "Foram porreiros!"
    Referi apenas que não concordo nada com as aulas de substituição. E penso que estou no meu direito.

    O que eu não concordo é com o desperdício do tempo por parte de alguns quando estão "à boca dos exames". Haveria sempre que estudar, quer fosse individualmente ou em grupo.

    Quanto à competência dos professores, desculpe que lhe diga, mas acho-os preocupados com os alunos. Não será uma desculpazinha de certos alunos para não trabalhar? É que quer achem ou não um ou outro professor mais competente ou menos competente, o que é certo é que são os alunos que têm que fazer exames. Logo têm que estudar. Até porque já são grandinhos!

    ResponderEliminar
  4. De facto a desculpa dos professores serem incompetentes é medíocre...Os alunos são muito mal habituados no secundário...Quando chegarem à faculdade verão a diferença...Será nessa altura que vão sentir falta dos professores que, no secundário, fazem a papinha toda, mastigam-na e ainda a colocam na boca dos alunos, sendo que estes não têm trabalho nenhum...Deviam dar mais valor a isso...Embora haja professores menos capazes de motivar alunos o que é certo é que o trabalho depende só de nós...è em nosso beneficio que trabalhamos, só nós ganhamos com isso...SO NÒS...Comportem-se como verdadeiros jovens e não somo sanguessugas da sociedade..lutem, sofram e sintam o prazer de vencer.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, anónimo. Está fantástico. Concordo em absoluto.
    Asas da montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.