domingo, 27 de maio de 2007

O neo-liberalismo conseguiu assassinar consciências...

Uma pessoa, minha amiga, fora a uma consulta de especialidade a Coimbra. Na sala de espera, as pessoas iam falando disto e daquilo. Às tantas, um cavalheiro barafusta contra o custo de vida. É que era casado, pai de um filho, e em sua casa entravam por mês mil contos (falando em moeda antiga). E não davam para nada, queixava-se.
A pessoa, minha amiga, fica sem palavras. Entorpecida. Então em casa dela, onde são também três pessoas, têm de viver com o ordenado mínimo que o pai ganha e umas horas que a mãe dá em trabalhos domésticos, sendo ela estudante universitária!? Ah! E têm que pagar renda de casa... E a mãe nunca ganha para as despesas médicas, pois é doente.
Pois é! Há pessoas a quem o muito nunca chega. Há outras para quem o pouco tem que ser suficiente. Há cá uma conciência de justiça social neste país!!!

Há dias, um amigo meu contava-me que havia quadros superiores de empresas privadas a ganhar mais de sessenta mil contos por mês, fora os prémios de produtividade que podiam ascender a dois milhões de contos/ano. Um euromilhões anual! Fiquei autenticamente escandalizado. Sem palavras.
Em conversa com pessoas amigas, falo deste caso. Uma delas retorque que, sendo empresas privadas, nada tinha a comentar. Era natural. Outra vez me senti sem palavras.
Como é possível? O neo-liberalismo selvagem conseguiu destruir nas consciências todos os resquícios de justiça social. Vale tudo. As pessoas tornaram-se completamente insensíveis. Acham tudo natural. Até que, num país com 2 milhões de pobres, haja gente a ganhar estes inqualificáveis ordenados.

Os portugueses são capazes de fazer uma guerra pelo facto de na escola tal cairem umas pingas no refeitório. Mas a maioria é completamente insensível perante esta escandalosa situação social. Quando se mobilizará a sociedade para o que realmente interessa?
Quando será que os meios de comunicação social pegam na pobreza como algo que está na moda e é preciso combater?
Quando será que a Igreja, especialmente a sua hierarquia, dá voz e vez àqueles que não têm voz nem vez? Corajosamente, decididamente, sem medo do "politicamente correcto"!
Que o Espírito nos ilumine.

1 comentário:

  1. Lamento desiludi-lo, mas ninguem vai fazer nada, muito menos os jornalistas. Sabe porque? Porque não temos liberdade de expressão...e já a algum tempo. As pessoas têm medo. Hoje estive a falar com dois professores e eles falavam-me precisamente do medo de falar. O caso do funcionário da DREN ainda está bem presente.Os jornalistas falam só o que o governo deixa, senão rua!!e existem milhares para ocupar o lugar de um. É este o país democratico que temos.
    Ai politica Social!!!
    Desculpem, mas vivenos num pais de terceiro mundo, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Quem tem paga, quem não tem morre...
    Uns vivem com milhares outros com o salário minimo, ou um pouco mais, mas posso garantir que aqueles que vivem com pouco, não são os que mais reclamam...não duvidem.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.