sábado, 26 de maio de 2007

A minha saltariquice é um encanto!

Os pequeninos do 2º ano estão em preparação intensiva para a sua festinha da 1ª Comunhão.
Hoje estive com eles. Foi uma maravilha! lindos, espertos, sorridentes, atenciosos. Só eles mesmo!
Cantámos, rezámos, conversámos... foi uma festa com Jesus. Ah! E ganharam todas as apostas que fiz com eles. "esta agora não sabeis! Eu vou ganhar." Mas qual quê! Logo os deditos se espetavam no ar para responder. São uns campeões, os meus pequenitos.

Às tantas, quis pregar-lhes uma partida. Fui malandreco. Quis me dissessem os mandamentos da Lei de Deus. Ora tal não faz parte do programa do 2º ano. As catequistas, bondosamente, abanaram a cabeça, como quem diz: "Isso não vale!"Mas pensam que eles entupiram? Enganam-se. Uns atrás dos outros, responderam: "Amar os outros como Jesus amou!" Fulminante. Fiquei sem palavras. Não sabem ainda enumerá-los um por um, mas já captaram a substância.
Fui à sacristia buscar hóstias para lhes falar de Jesus na Eucaristia. Logo um, mais entusiasta, dispara: "Isso não vale, porque isso é pão!" Pedi-lhe para explicar. Queriam todos falar. Há que pôr ordem "no galinheiro". Então disse que eu queria enganá-los, que aquelas hóstias não estavam consagradas, portanto não eram Jesus. Que o Jesus estava no sacrário.
E lá do canto, uma pequenita diz que é na Missa que o pão é consagrado e fica o Corpo de Jesus.
Que simplicidade bonita!

Só houve uma coisa onde asneiraram. Falei-lhes que iam fazer a 1ª Comunhão na solenidade da Santíssima Trindade. Todos sabiam o nome das Três Pessoas Divinas, todas sabiam uma oração para louvar a Santíssima Trindade... mas quando lhes perguntei qual das Três Pessoas se fez homem, parecia um totoloto! Cada um arrumou para lá com a sua! Claro que era "areia de mais para a sua camioneta". Lá expliquei. Pareceu-me que entenderam. Mas todos sabiam que Deus se fez homem para nos salvar.

Depois, todos viraditos para o sacrário, conversámos um bocadinho com Jesus, muito certinhos, com convicção e alegria. Após a genuflexão (muito lhes custa! Esperneiam-se todos!), foram saindo. Uma ainda chegou ao pé de mim, põe-se em bicos de pés, puxou-me a cabeça para baixo e segredou: "O meu vestido é cor-de-rosa!". Deu beijito e desandau.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.