quinta-feira, 10 de maio de 2007

Nem o Padre conhecem!

Bateram à porta. Fui atender. Era um casal jovem. Perguntaram se era eu o Pároco. Que viviam cá há pouco tempo e que queriam baptizar uma criança, sua filha. Mas que queriam baptizar na sua terra e que o Pároco de lá os mandou falar comigo.
Eram pessoas simpáticas e educadas. Falámos bastante. Às tantas, falei-lhes da vida da Paróquia e disse-lhes que viessem e participassem, seriam sempre bem-vindos. Falámos até de horários das celebrações. Aí ficaram mais atrapalhados, mais inibidos. Que ao fim-de-semana iam para a terra e que lá a Missa era muito cedo e que cedo já eles se levantavam todos os dias. A conversa prolongou-se. Procurei acolher e explicar. Também ouvir.
Não me parece que tenha valido muito. O que queriam mesmo era o "papel" para baptizarem lá na sua terra. Informei-os que quem tratava destas burocracias do Bpatismo era o Diác. Amorim. Disseram que também não o conheciam nem sabiam a povoação onde morava. Mais uma série de informações...

Não é caso único ao longo do ano. Nem o padre conhecem! Só vêm porque precisam. E o que lhes interessa é o "papel".
Realmente, nalguns locais desta Paróquia, existe muita gente que não é de cá. Fixa-se aqui por conveniências várias. Por causa do preço dos andares, para sair da aldeia, etc. Estrangeiros na terra onde vivem. Sobretudo porque assim querem.

Pergunto: para quê tanta preocupação em entregar, no Natal e na Páscoa, o boletim paroquial de casa em casa? Procuro sempre dar todas as explicações. Repeti-las. Para quê? Para quê um jornal paroquial? Para que tanta reunião? Para quê a rádio?

No tempo do imediatismo, só interessa o que de momento interessa. O resto?!

Mas continuo a pensar para mim mesmo o que terá de ser feito para integrar, para acolher, para envolver...

1 comentário:

  1. Nada. Sabe porque? Simplesmente, porque as pessoas não querem...vivem demais para elas próprias,o "Eu",os outros só interessam quando por qualquer motivo são precisos.Tudo é descartavel. Até, a familia,vêm-se nas festas(casamentos...)e funerais.Viver em Comunidade!?Para que?Que vantagens é que isso nos pode trazer?Sr.Padre,não se iluda...só um milagre.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.