quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Portugal é o 5.º mais rentável da Europa na agricultura

Portugal foi o 5º pais da União Europeia com maior rentabilidade no sector agrícola, em 2012. Dados hoje revelados pelo Eurostat indicam que o rendimento na agricultura cresceu 9,3%.
Portugal foi o quinto país da União Europeia onde a atividade agrícola mais rendeu em 2012.
Dados hoje revelados pelo Eurostat indicam que o rendimento do sector agrícola cresceu 9,3% em 2012, com a Bélgica a liderar com om crescimento de 30%. Para além deste país, à frente de Portugal posicionam-se apenas a Holanda (14,9%), a Lituania (13,6%) e a Alemanha (12,1%). A Espanha ficou em 14º lugar com um rendimento de apenas 2,4%.
O inverno seco marcou duramente todas as culturas de sequeiro, de onde se destacam os cereais. A dependência do exterior neste domínio ascendeu a níveis historicamente elevados este ano, da ordem dos 95%.

Recordes mundiais na produção de milho

No entanto, as áreas de regadio, com destaque para Alqueva, registou surpresas "francamente positivas" em certos domínios, segundo uma fonte da empresa que gere aquele projeto. No caso do milho, por exemplo, este ano foram cultivados 6000 hectares, no perímetro de Alqueva, com produtividades "das mais elevadas a nível mundial, da ordem das 21 toneladas por hectare", nota a mesma fonte.
Só na Bacia de Paris (uma das mais produtivas do mundo em milho, situada perto da capital francesa) se registam produtividades próximas das 18 a 20 toneladas por hectare.
No Ribatejo as produtividades no milho também foram elevadas, em alguns casos acima das 19 toneladas por hectare.
No caso do regadio de Alqueva, destaque ainda para a boa prestação do olival e da vinha.
Fonte:  aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.