sábado, 8 de dezembro de 2012

Portugal perde anualmente um milhão de toneladas de alimentos

Portugueses precisam  
de educar hábitos de consumo
A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, defende que os portugueses precisam de educar os seus hábitos de consumo para evitar os desperdícios alimentares, a propósito de um estudo divulgado hoje.
 
Os jornais Público e Expresso antecipam hoje algumas conclusões de um estudo nacional sobre desperdício alimentar - desde a produção até ao consumo final -, que indica que Portugal perde anualmente um milhão de toneladas de alimentos.
Apesar do valor ser inferior à média europeia, significa que cada habitante português desperdiça 97 quilos de alimentos por ano.
Em declarações à agência Lusa, Isabel Jonet alerta que existem desperdícios em várias áreas da produção alimentar, como a agricultura ou pescas, mas sublinha que "a maior parte dos desperdícios alimentares é em casa das pessoas e é preciso educar hábitos e maneiras de viver".
"Onde tem de se atuar é na compra. Têm de comprar menos [em menores quantidades] para não deixar estragar no frigorífico", defendeu.
Isabel Jonet recordou que os bancos alimentares - em Portugal e noutros países - foram criados precisamente para lutar contra o desperdício, aproveitando, por exemplo, excedentes da produção nacional, dentro das normas de segurança e validade.
Em 2011 os bancos alimentares recuperaram 31 mil toneladas de produtos que teriam como destino a destruição, dos quais seis mil toneladas são fruta.
O estudo, que será apresentado na quinta-feira em Lisboa, propõe várias medidas para os consumidores reduzirem as perdas de comida, como o planeamento das compras e das reeições, mas também para os responsáveis da área da distribuição e oferta, como a criação de embalagens mais pequenas.
Isabel Jonet considera ainda que os resultados deste estudo indicam que se "deve atribuir o real valor aos bens".
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.