Das conversas que fui tendo com os açorianos, nas poucas vezes em que a política veio à tona, apercebi-me do mesmo descontentamento, da mesma desilusão, da mesma insatisfação que reina acerca do "socratismo" que nos (des)governa. Nem o facto de o Presidente do Governo Regional dos Açores ser socialista lhes atenua o desencanto.
Um senhor já entradote na idade, desabafa a determinada altura: " É demais. Nem oposição existe em condições! Parece que estão todos feitos uns com os outros e o povo que se lixe." Ao lado, outro cavalheiro destila, convicto: " Um Sá Carneiro dos tempos actuais chamava a isto um figo! Dava cá uma corrida a estes politiquitos nas urnas que até sumiam de vergonha! E olhem que até votei nestes...."
Numa das casas de banho de uma determinada estação de serviço, estava escrito a letras garrafais: "O Sócrates pôs-nos a todos na..." E em noutro lado do mesmo cubículo: "Sócrates nunca mais!"
Em todo o lado, das mais diversas maneiras, o mesmo descontentamento, a mesma revolta, a mesma insatisfação. Claro, em surdina, não vá o diabo tecê-las. É que está bem viva na memória de todos aquela cena do professor que trabalhava na Direcção-Geral da Educação do Norte...
Não acho que um padre se devia meter em politica. E muito menos ser partidário. Não creio que a função de um padre seja essa.
ResponderEliminarNo entanto, e tirando o partidarismo, acho o blog interessante.
Cumpts
Helena Costa
Obrigado pelo comentário.
ResponderEliminarNão penso que me tenha metido em política partidária. Penso que ter uma atitude crítica em relação a quem nos governa é um direito de cidadania. Irrevogável.Seja que partido for.
Não foi Jesus Cristo que chamou "raposa" ao Rei Herodes? Também estava a fazer política partidária?
A própria Igreja não pode passar à margem da política. Se o caminho da Igreja é o Homem,o homem todo e todo o homem, como diz João Paulo II, então abarca necessariamente o âmago da política. Caso contrário, como se explica as várias encíclicas papais sobre doutrina social???
Não foi Jesus Cristo que disse "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo?" Queremos uma Igreja fechada na sacristia? Vª Exª sabe muito bem que esse é o pensar do laicismo militante...
Não foi D. António Ferreira Gomes um profeta (por isso também vítima) da iluminação cristã da vida política?
Este pobre blog é pessoal, não é a voz da paróquia ou da Igreja. Apenas me compromete a mim e é assim que o quero, porque nasceu com esta intenção.
A Paróquia tem o seu site. A Igreja também tem o seu site oficial (ecclesia). Na minha função de pároco sinto que ningém me possa acusar de alguma vez fazer política partidária. O que não quer dizer que, nessa mesma função, não tente ajudar as pessoas a reflectir, à luz do Evangelho e da doutrina da Igreja sobre tudo o que as envolve, por dentro e por fora.
Com os melhores cumprimentos,
Asas da Montanha
Como eu tenho comentado em outros posts, só nos devemos congratular com o Padrte e o Homem que temos, nunca neste blog vi comentários politicos contra alguém que fosse, a unica coisa que constatei foi ver escrito neste sitio comentários sobre politicas.
ResponderEliminarNós leitores, só temos de concordar ou não.
Não concordamos poderemos comentar, mas nunca por ser padre ou bispo, mas comentar o post publicado pelo administrador.
Obrigado, caro anónimo!
ResponderEliminarPenso exactamente assim.
Asas da Montanha
trabalha-se aqui muito bem na Terceira ,problemas existem em todos os lados é necessário é ter sabodoria e bom senso para os ultrapassar .
ResponderEliminarpelo menos aqui sinto o meu trabalho reconhecido e sou insentivada e apoiada a fazer novos projectos ......em outros locais não fazem nem deixam fazer .... mas a critica essa está sp na ponta da lingua