sexta-feira, 31 de agosto de 2007

QUE FAZEMOS DE JESUS CRISTO???

Três situações me marcaram ontem. Aliás, fiz sobre elas uma reflexão com os catequistas, ressaltando a enorme importância da catequese.

Entrei na Basílica, em Fátima. Muita gente. Uma fila enorme para visitar os túmulos dos pastorinhos. Também muita gente nos bancos a rezar. Bastante gente nova, felizmente. O que me impressiomou é que as pessoas, ao ir de um túmulo para outro, tinham de passar diante do Santíssimo Sacramento. Nem um gesto, genuflexão, inclinação, nada...Penso que muitos nem terão reparado na presença do Santíssimo!!! E pensei para os meus botões: "Como os pastorinhos estarão tristes! Passaram a vida a voltar-nos para Cristo, a chamar-nos para Cristo... E o resultado!? Uma religião sem Cristo!

Mas o pior foi na Nazaré. Entrei na bela Igreja de Santo António. Durante o tempo que lá estive, só eu na Capela do Santíssimo. Entretanto, uma multidão subia as escadas por trás do altar-mor para ir passar diante da imagem que lá estava e colocar a mão. Confesso que aqui, além de uma enorme tristeza, não escapei a uma certa revolta. Como é possível?? Que religião é esta? Cristianismo não é certamente!

Tem toda a razão o bispo D. Carlos Azevedo quando afirma que a santa com mais devotos em Portugal é a santa ignorância!
E o problema é que as pessoas não têm vontade de sair disto. Também me parece que a hierarquia, sobretudo nos santuários, deveria fazer um esforço muito maior para esclarecer, motivar e dinamizar a fé.

Estava na Capelinha das Aparições. Muita gente a rezar. No interior e exterior da capelinha, gente cumpria promessas, andando de joelhos. Alguns faziam-no desde a Cruz Alta. Claro que compreendo esta atitude, mas não concordo. Não é isto que Deus quer de nós! O que a Senhora nos pediu foi a conversão de vida, a emenda de vida.
Mas incomodou-me o barulho. Tive de fazer um grande esforço para me concentrar. É por isso que gosto de estar na Capelinha durante a noite. O silêncio interior e exterior é indispensável para existir intimidade com Deus.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.