quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Vale a pena passear pela nossa Serra

O P.e José dos Santos Guedes e eu demos, na tarde de ontem, um agradável passeio pela nossa Serra. Subimos até Santa Helena, onde alguns carros estavam estacionados e várias pessoas cirandavam por aquele espaço. Pequenos grupos, pousados em cima dos calhaus, observavam a inigualável paisagem que dali se desfruta. As pessoas falavam baixo, como que com receio de deixar de ouvir a voz do silêncio que ali fala de uma maneira única.
Também nós deambulámos por aquele espaço. O P.e Guedes ia recordando histórias de outros tempos - os tempos em que ali havia colónias de férias que ele frequentava. Fizeram-se comparações entre outros tempos e a actualidade, procurando não perder nada do belo de cada tempo.
Depois, partimos para Cristo Rei pela estrada da Serra, em bom estado depois da beneficiação de que foi alvo. Oxalá não tarde a ser alcatroada, pois o Inverno ali é inclemente e certamente a esburacará fortemente. Que maravilha! Apetecia a parar em cada metro para saborear cada novo e diferente ângulo da paisagem.
Chegámos a Cristo Rei, subimos o novo escadario, fizemos um pequenino desvio para nos deliciarmos com a água pura e cristalina que jorra das bicas, continuámos a subir até junto da Imagem. Esplêndido! A Paisagem não tem aqui a amplitude de Santa Helena, mas sente-se mais perto, parece que nos envolve mais.
Também por aqui circulava uma ou outra pessoa. Retenho no ouvido o comentário que um cavalheiro fazia para a sua acompanhante: "O que isto era e o que isto é!"

Aproveite. Ganhe algum tempo para usufrir de momentos mágicos, percorrendo a nossa serra. Vá com calma. Páre frequentemente. Deixe-se possuir possuir pela beleza inigualável da paisagem. Respire o silêncio eloquente da Serra.
Sentir-se-á outro por dentro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.