segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem será o futuro Bispo desta Diocese?

D. Jacinto Botelho escreveu uma carta a todos os sacerdotes de Lamego, revelando que o Papa aceitou o pedido de renúncia que apresentou ao cargo de Bispo da Diocese.

“Em 15 de Agosto último, aniversário da minha ordenação sacerdotal”, refere o prelado, “escrevi ao Santo Padre a pedir a minha resignação como bispo diocesano, em virtude de completar os 75 anos de idade, no mês de Setembro”.

“O Santo Padre aceitou o meu pedido”, revela D. Jacinto Botelho, acrescentado que permanece na condução pastoral da Diocese de Lamego até nomeação do seu sucessor, a qual, refere, “ocorrerá, presumivelmente, daqui a um ano”, segundo indicação do Núncio Apostólico.

Após a substituição do bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, há três dioceses cujos bispos completaram 75 anos de idade: Bragança-Miranda, Coimbra e Lamego.

D. António Montes, Bispo de Bragança-Miranda, celebrou a 30 de Abril o seu 75.º aniversário natalício e revelou nesse dia que o Vaticano aceitou o pedido de resignação que apresentou, nesta ocasião.

O mesmo fizera D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, que completou 75 anos em Março e revelou à Diocese que o seu sucessor deverá chegar nos próximos meses.

A eles se vai somar D. João Miranda, bispo Auxiliar do Porto, quando no dia 1 de Dezembro celebrar 75 anos.

Além do anúncio da renúncia ao cargo, a missiva de D. Jacinto Botelho apela à participação no Dia da Igreja Diocesana, que ocorre a 21 de Novembro. A parte da manhã desse dia serve para reflectir sobre o tema proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal”.

A carta refere que, “em união” com Bento XVI, D. Jacinto Botelho “presidirá, no dia 27 de Novembro a uma vigília de oração “pela vida nascente”. A vigília tem lugar na Igreja de S. Francisco, em Lamego, com início pelas 21h00.

O Bispo de Lamego convida ainda os seus padres a participar no retiro anual do clero, na Casa de S. José, entre os dias 26 e 29 de Dezembro.
In ecclesia
---
Quem será o novo Bispo?
Perguntam-me muitas vezes as pessoas - e eu mesmo pergunto - quem será o futuro Bispo de Lamego.
Sabemos da discrição e do sigilo com que a Santa Sé trata destes casos. E acontece muitas vezes que o nome mais falado  acaba por não ser quem vem...
Logicamente que não disponho de qualquer informação privilegiada para revelar aos amigos visitantes. Partilho aqui a minha intuição, pobre e humilde. Da minha limitada visão e despretensiosa análise, penso que poderá acontecer o seguinte:
- D. Carlos Azevedo, Bispo auxiliar de Lisboa,  pode ir para Coimbra,
- D. Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa, pode ir para Bragança,
- D. João Lavrador, Bispo auxiliar do Porto, poderá vir para Lamego.
Entretanto, no próximo ano, mais dois Bispos atingem os 75 anos. D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, em Fevereiro; D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, em Maio. Se Vila Real tem o problema resolvido, dado que já existe Bispo coadjutor com futura sucessão, Lisboa não tem.
Eclesiologicamente, Lisboa é uma diocese como qualquer outra. Mas o facto de se tratar da capital do país confere-lhe uma importância sociológica e estrutural que vai para além...
Tanto dentro como fora da Igreja, há um nome com muito peso. D. Manuel Clemente, actual Bispo do Porto.. Penso que será ele o futuro Patriarca de Lisboa. Se tal suceder, quem irá a presidir à ilustre Igreja portuense? Mais uma vez arrisco. Ou D. António Couto, Bispo auxiliar de Braga ou D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.
 
Revejo-me na fé bíblica que me faz dizer: "Bendito o que vem em nome do Senhor", pois será sempre bem-vindo quem vier por bem.

2 comentários:

  1. UMA FALHA NA ANÁLISE FEITA. NEM DOM CARLOS DE AZEVEDO FOI PARA COIMBRA, NEM DOM JOAQUIM MENDES FOI PARA BRAGANÇA/MIRANDA,O SANTO PADRE OPTOU POR BISPOS MAIS JOVENS LONGE DA HIERARQUIA DA IGREJA: VIRGILIO ANTUNES PARA COIMBRA E, AGORA,PARA BRAGANÇA UM SACERDOTE JOVEM (COM 44 ANOS) QUE ANDAVA PELOS CORREDORES DO VATICANO.
    É SÓ!!!!

    ResponderEliminar
  2. "Logicamente que não disponho de qualquer informação privilegiada para revelar aos amigos visitantes. Partilho aqui a minha intuição, pobre e humilde. Da minha limitada visão e despretensiosa análise, penso que poderá acontecer o seguinte..."

    Estava aqui tudo dito.
    Se fosse o antigo capitão do Porto, João Pinto, teria dito: "prognósticos, só no fim"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.