sábado, 6 de novembro de 2010

Bento XVI em Espanha apela aos jovens que não sejam egoístas

O Papa Bento XVI apelou hoje aos jovens, na missa na Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, Espanha, para que não se deixem levar pelos modos de pensar egoístas.

"Quero que esta mensagem chegue sobretudo a todos os jovens. Precisamente a vós, este conteúdo essencial do evangelho indica-vos o caminho para, renunciando a um modo de pensar egoísta, de curto alcance, como tantas vezes vos propõem, e assumindo o de Jesus, podeis realizar-vos plenamente e ser semente de esperança", disse o papa.

Bento XVI aproveitou o tema do evangelho para defender que Jesus Cristo, ao propor um "novo modo de relacionar-se em comunidade, baseado na lógica do amor e do serviço", também se dirige aos "líderes dos povos".

"Porque onde não há entrega pelos outros surgem formas de prepotência e exploração que não dão espaço a uma autêntica promoção humana integral", justificou.

O Papa apelou à Europa para que se "abra a Deus" e vá ao seu encontro "sem medo", trabalhando em prol da dignidade humana descoberta pelas "melhores tradições" das épocas clássica, medieval e moderna, quer a bíblica quer as filosóficas, literárias, culturais e sociais.

"Tantos peregrinos que caminham até Santiago de Compostela para abraçar o apóstolo. O cansaço do andar, a variedade das paisagens, o encontro com pessoas de outras nacionalidades abrem o mais profundo e comum que nos une aos humanos", referiu.

Bento XVI classificou os peregrinos, tal como os restantes humanos, como "seres em procura, seres necessitados de verdade e de beleza, de uma experiência de graça, de caridade e de paz, de perdão e de redenção".

O papa realçou que Deus declarou Jesus "justo e santo frente à sentença do tribunal humano que o condenou por blasfemo e subversivo".

"Deus que arrancou Jesus Cristo da morte. Deus que fará justiça a todos os injustamente humilhados da história", afirmou.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.