quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Passei pelos Seminários

Seminário de Resende
Seminário Maior de Lamego

Nesta Semana dos Seminários, a convite das respectivas equipas formadoras, passei pelos nossos Seminários. Na segunda-feira, presidi à Eucaristia no Seminário Maior de Lamego; na quarta-feira, presidi à Eucaristia no Seminário Menor de Resende.
Em Lamego partilhei com os seminaristas o imperativo da "fantasia pastoral", pois para "vinho novo, odres novos", isto é, para desafios novos, respostas novas. É preciso que a extraordinária Mensagem de Cristo possa ser entendida pelos homens e mulheres do nosso tempo. Torna-se assim fundamental que o Seminário seja "laboratório pastoral" da Diocese.
Em Resende, falei aos jovens da beleza do crescimento humano, espiritual e em discernimento vocacional. Foquei especialmente a importância de distinguir modas e valores, focando a fundamentalidade destes para a estruturação de personalidades livres e realizadas.
Agradeço o convite amigo dos colegas sacerdotes e o acolhimento dos seminaristas. Num e noutro lado senti-me em casa. Obrigado.
Ao regressar do Seminário Menor e passando pela Penajóia, visitámos o P.e Joaquim Dionísio que nos recebeu acolhedoramente. Com eles trocámos impressões sobre a Igreja e foi, como sempre é, muito enriquecedor.
Uma palavra de gratidão para com o Zé Américo que me transportou até Resende.

Sinto que foi mais o que recebi do que aquilo que dei. Que Deus abençoe os nossos Seminários. Fica a promessa da minha humilde oração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.