sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Plantas tóxicas

Estão em abundância um pouco por todo o lado. As pessoas adultas sabem que não são para comer ou fazer chás. Embora às vezes as possam confundir com outras parecidas e que são medicinais. As crianças podem deitá-las na boca e trincá-las ou engoli-las. E algumas são muito perigosas.
Muitas das plantas decorativas, tão acessíveis às crianças, são altamente tóxicas. Mais preocupante é o facto de estarem em casas com crianças, sem os adultos saberem que são venenosas.

Por outro lado há sempre o perigo de confundir uma planta com propriedades medicinais com outras parecidas mas tóxicas.

E até o uso em quantidades inadequadas pode ser perigoso.
Está neste caso o cacto chamado aloé vera. Tem boas propriedades medicinais mas há que distingui-lo de outras plantas parecidas e que são venenosas e prepará-lo devidamente. A mistura com mel pode ser fonte de bactérias perigosas, se não se consumir logo. Pô-lo no frigorífico não chega. A pele das folhas não deve ser consumida, mas apenas o gel. E há mesmo pessoas que são alérgicas ao seu uso.
A preparação adequada deve ser feita por gente que sabe tirar-lhe a aloína, que é uma matéria tóxica que pode provocar cólicas intestinais.

O cacto da foto não é o aloé vera, mas outro parecido e tóxico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.