quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Há mesmo casos de fome!

Há dois meses, uma senhora contava-me que na sua terra (deste distrito de Viseu), a Junta de Freguesia havia organizado um convívio popular a propósito da inauguração de um melhoramento há muito desejado pela população. Havia vinho, fevras e frango assados e demais iguarias inerentes a festividades deste jaez. Até aqui tudo normal. A sua estranheza foi quando viu muita gente, que à socapa, procura arrebanhar para dentro de sacos o mais que podia. E deu-se conta que, ao fim do repasto, uma e outra pessoa pedia à autoridade autárquica se podia levar as coisas que sobraram. Viu ainda muita gente comer desalmadamente como se não comesse há semanas.
E perguntou-se a si mesma: "Será só gulodice? Oportunismo? Ou fome mesmo?" E começou a investigar, ouvindo aqui e ali, fez contactos... Concluiu que há mesmo casos de fome. A chamada "pobreza envergonhada."
Há muito pouco tempo, uns amigos contaram-me um episódio semelhante ocorrido entre nós.

Quando regressava dos Açores e enquanto espera pela chegada da bagagem, fui fumar um cigarrito na zona destinada para o efeito. Qual não foi o meu espanto quando vi um indivíduo bem engravatado parar por ali, olhar discretamente para todos os lados, e pegar fugitivamente num resto de cigarro por consumir, acendê-lo e largar.

São casos de pobreza envergonada que surgem com muita frequência e a que nem sempre damos a devida importância. Ou, como dizia alguém, é o capitalismo selvagem no seu esplendor.

1 comentário:

  1. as pessoas podem ter fome, mas andam felizes e gostam desta governação!

    e eu que pensava que governar era melhorar o bem-estar das pessoas!

    santa ingenuidade!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.