quarta-feira, 28 de abril de 2010

Em vez do futebol, se lhe desse para a política...

Mourinho vai estar pela 2ª vez numa final da Champions. Na 1ª, à frente do FCPORTO, ganhou. Agora, veremos o que faz o seu Inter frente ao Bayern no mítico estádio Santiago Bernabéu.
Quem sabe se não será a próxima casa, já que se fala dele como futuro treinador do Real Madrid...

Goste ou não da sua maneira de ser e de estar na vida - ninguém agrada a toda a gente - Mourinho é um vencedor. Nem sempre o futebol que as suas equipas praticam é de regalar, de encantar, de seduzir. Mas é eficaz, letal, produz resultados. Seja em Portugal, na Inglaterra ou em Itália.

Era isto mesmo que o país precisava. De políticos, empresários, gestores, juízes, sindicatos, altos quadros, trabalhadores... à Mourinho.
Mourinho traça metas, estuda convenientemente as estratégias que refaz quando é preciso, avalia os recursos e não se desvia. Cada adversário é minuciosamente estudado.
Lembro-me que um antigo jogador seu referia que Mourinho lhe indicava o tipo de finta que deveria fazer diante do adversário que iria defrontar no jogo seguinte. Lembro que o próprio Mourinho dizia que determinada execução de um livre que deta em golo a havia aprendido com o treinador de uma equipa rival.
Depois é um motivador nato. Sabe insuflar dinâmicas de vitórias em continuidade em jogadores e adeptos. As suas conferências de imprensa são sempre muito apreciadas - mesmo por aqueles que o detestam - por aquilo que diz para dentro e para fora e por aquilo que deixa no ar...
Determinado, consequente, aberto à aprendizagem, mobilizador, vencedor.

Com políticos do timbre de Mourinho, lhes garanto que Portugal não estaria na grave crise em que se encontra. De certeza.

1 comentário:

  1. O CONCELHO DE TAROUCA... FICAVA-LHE MUITO GRATO-se começasse a exercer politica, neste concelho de COMPADRIO.
    O Dr.Junqueiro deixava de ser o mandante dos Tarouquenses.
    Com o Mourinho- concursos públicos seriam isentos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.