domingo, 21 de março de 2010

Porto vive um período negativo em termos de saúde anímica

Um Benfica emocionalmente “por cima” venceu por 3 - 0 um FC Porto, que vive um período negativo em termos de saúde anímica. Aliás foi notório desde o início do jogo o contraste no estado emocional das duas equipas - os do FC Porto tensos e nervosos, os do Benfica a quem tudo saía com mais fluidez e espontaneidade -, factor que acabou por pesar muito nesta final.
Um "frango" ( eu diria, um "peru") do guardião Nuno ao 10 minutos de jogo complicou ainda mais a situação à equipa portista que bem tentou reagir, mas -lo sempre em esforço e sem discernimento. Tal foi notório em vários futebolistas azuis-e-brancos, com reacções “à flor da pele”, fosse ao mínimo contacto físico ou às decisões do árbitro. Os casos mais flagrantes do destempero emocional portista foram os de Ruben Micael, Raul Meireles e Bruno Alves, mas a equipa mostrou-se, toda ela, intranquila e nervosa.
Face à onde de lesões ( Mariano, Varela e Farias) e aos castigos (Hulk), o Porto não tinha grandes opções para a linha avançada. Mas tivera uma semana para preparar o jogo, enquanto o Benficara jogara na quinta-feira uma partida importante para as competições europeias.
O técnico benfiquista deu-se ao luxo de deixar no banco quatro titulares indiscutíveis, Javi Garcia, Ramires, Saviola e Cardozo, explorando o momento alto que a equipa vive em termos de autoconfiança e motivação depois da eliminação do Marselha nos oitavos-de-final da Liga Europa.

No cômputo geral, parece-me justa a vitória do Benfica, embora por números exagerados. Parabéns aos benfiquistas. De qualquer maneira, esperava mais dos encarnados ao nível de futebol-espectáculo, talvez pelas excelentes partidas que têm realizadas. Mas foram realistas, controlaram o jogo e exploraram bem as fraquezas alheias.

Hoje de manhã alguns portistas com quem me cruzei manifestaram muita confiança na vitória do Porto. A todos disse que não partilhava da mesma confiança e que o Benfica iria ganhar, embora sempre acrescentasse que ficaria feliz se os meus receios se não confirmassem.
1º - O porto está mal, atravessa um péssimo período. A equipa está sem confiança.
2º - Quantas finais ganhou Jesualdo quando defrontou "equipas grandes"? Quantas?

2 comentários:

  1. Nota: o Benfica jogou um jogo muito importante na QUINTA-Feira e não na quarta-feira. O jogo foi em Marselha. Além do jogo ha o facto desgaste da viagem...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.