quinta-feira, 11 de março de 2010

As maiores fortunas do planeta

Veja AQUI as vinte maiores fortunas do planeta.

O empresário da cortiça Américo Amorim ocupa a posição 212 na lista dos mil homens mais ricos do mundo, divulgada esta quinta-feira pela revista norte-americana 'Forbes' que revela que a fortuna avaliada de Amorim é de quatro mil milhões de dólares ou seja, quase três mil milhões de euros.
Por outro lado e na posição 655 aparece o homem forte da Sonae, Belmiro de Azevedo, cuja fortuna está avaliada nos 1,5 mil milhões de dólares o que representa cerca de 1, 1 mil milhões de euros. (Correio da Manhã)

O mexicano Carlos Slim, 70 anos, 53,5 mil milhões de dólares, é o homem mais rico do mundo.
Consegue imaginar o que são 53,5 mil milhões de dólares? (39,165 mil milhões de euros, penso eu, mas disto percebo pouco).
Não deixa de ser sintomático que, entre os vinte mais ricos do mundo, 7 sejam americanos, ou não fossem os Estados Unidos a pátria do capitalismo puro e duro...
No tocante à Europa, no rol dos 20 mais ricos, figuram 2 franceses, 2 suecos, um alemão, um espanhol, e um do Reino Unido. Aqui surpreendeu-me a Alemanha, motor económico da Europa. Só um?

Muitos destes colossos económicos custeiam programas humanitários ( Bill Gates, o 2º mais rico do planeta, tem mantido programas contra a fome em África) ou investem em programas de desenvolvimento científico...
Alguns vieram do nada ou do quase nada e fizeram-se. Graças ao trabalho, ousadia empresarial, inteligência.
Milhares e milhares de pessoas estão bem na vida graças aos postos de trabalho gerados por estas fortunas.

Mas num planeta onde diariamente morrem 100.000 pessoas de fome ou de consequências directas da desnutrição, justifica-se tamanha exuberância concentracionista? Afinal a terra é para todos ou só para alguns? Não açambarcarão uns tantos o lugar que pertence a milhões de pessoas à mesa da criação?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.