quinta-feira, 4 de março de 2010

Criança agredida não aguentou mais e atirou-se ao rio

Em primeiro lugar, uma prece por este menino que, não aguentando mais o sofrimento, terá posto termo à vida no rio Tua. Depois a minha solidariedade com aqueles pais, familiares e amigos que passam por momentos de intensa agonia.

E agora? Quem assume as responsabilidades? Quem responde pela situação? Que caminhos é preciso abrir rapidamente para que situações destas não se repitam?

1. Penso que o primeiro responsável tem um nome: Sócrates. Foi sob o seu governo que a escola e a educação sofreram mais ataques, foram mais desmanteladas e mais desacreditadas. Varreu com a autoridade dos professores, instalou nas escolas o laxismo. Ou alguém pode esquecer um nome sinistro para a educação, chamado Maria de Lurdes Rodrigues, que Sócrates "trouxe ao colo" durante quatro anos e meio?

2. Certos pais de hoje. Não educam nem querem que os ajudem a educar. Resultado: monstros que na escola revelam toda a ausência de valores e dão vazão a tudo o que é mau instinto. Estes pais têm que ser seriamente responsabilizados pelos comportamentos vândalos de seus filhos. Cadeia a sério para eles! Chega de impunidade para estes pseudo-pais!

3. A escola também não ficou bem neste filme. O director de turma, o conselho de turma, o delegado de turma, o órgão de gestão, os funcionários... Ninguém reparou nesta criança constantemente violentada??? Estranho!

Espero que a morte desta criança não tenha sido em vão e que a "água não lave nem leve tudo". A escola tem que regressar rapidamente àquilo que deve ser: lugar de humanização, de crescimento, de trabalho, de responsabilidade. E que os responsáveis, de Sócrates aos agressores, respondam pelos seus actos.

Haja a coragem de acabar com o bullying. Dentro e fora da escola.

Bullying? Trata-se de uma coisa de grupos que seleccionam o que supõem ser o mais fraco. Perseguem-no. Muitas vezes. Maltratam-no. Quase sempre.

4 comentários:

  1. Que Deus dê coragem aos pais e familiares desta infeliz criança. Ela estará no Céu junto ao nosso Criador.
    Sr. Padre Carlos, concordo em absoluto com a ordem que estabelece quanto a responsabilidades no caso em apreço: o primeiro e grande culpado é o famigerado Sócrates, que persiste em manter-se em funções, apesar de tantos e tantos escândalos por si protagonizados!
    Qualquer pessoa normal, minimamente decente, se fosse acusada de um décimo do que lhe apontam (e está provado...), não saberia onde esconder-se, tal a vergonha que sentiria!
    Mas estes indivíduos, que se apoderaram do País, nem sabem o que isso é - gente sem moral, nem princípios, pouco lhes interessa se o que fazem redunda em prejuízo para os Portugueses. Desde que eles obtenham proveito material, nada mais lhes importa!
    Sabe, Sr. Padre Carlos, apesar do mal que têm feito - e continuam a fazer - a Portugal, tenho pena deles: o seu fim não será bom. Têm gozado descarada e vilmente com todos nós. Mas a Justiça (a humana, têm eles procurado destroçar!) há-de chegar a eles. E, quando chegar, não têm terão defesa, nem atenuantes, nem, muito menos, testemunhas abonatórias...
    Entretanto, continuemos sempre a confiar em Nosso Senhor e na Sua Mãe Santíssima, que nunca abandonarão este rincão.
    In corde Jesu, semper!

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me completamente revoltado como que aconteceu ao Leandro.Vi na cara do representante da associação de pais daquela escola, hipocrisia....
    Não será aquele representante um pai de um dos alunos agressores?. Não teria sido ele obrigado a aceitar aquele cargo, por que quem o elegeu já sabia que era de fácil manipulução? Infelizmente é isto que acontece nas nossas escolas. Às vezes dou comigo a pensar: Por regra nas missas, na oração dos fieis,reza - se pelos nossos governantes para que Deus os ilumine na sua maneira de governar. Será que também Deus já tem medo dessa raça e nem sequer abeirar deles?.

    ResponderEliminar
  3. Bem-hajam pela presença e comentários que levantam questões pertinentes.
    Os város enfoques da realidade ajudam-nos a ter uma visão mais completa dos factos.
    Que o senhor vos ajude.
    Venham sempre.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Não sei se notaram que até o senhor presidente da CONFAP, Albino Almeida, vem agora propor ao governo penalizações para os pais de alunos com comportamentos violentos nas escolas.
    Upa! O que ele andou para aqui chegar! Finalmente! Um dos paladinos da desastrosa (des)política educativa de Lurdes Rodrigues, agora a pedir castigos para os pais de alunos mal-educados??? Ao que nós chegamos!
    Já dizia o outro: "Se o diabo chegasse a velho, até ele se convertia!" Ihihih
    Saudações inernáuticas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.