domingo, 22 de maio de 2011

4º Título na presente temporada!

O FC Porto, na época 2010/2011, venceu:
- Supertaça de Portugal,
- Campeonato Nacional,
- Liga Europa.
- Taça de Portugal.
Quase apetece a dizer: "E se mais houvesse..."
Foi uma época em cheio. Fantástica!
Parabéns aos atletas, treinadores, estrutura, direcção, adeptos.

Aquela primeira parte do jogo da Final da Taça, que neste domingo se disputou, foi verdadeiramente emotiva, com muitos golos como o pública gosta e com que vibra.
Houve golos muito consentidos? Sim, de um lado e de outro, mas foi um jogo aberto, sem autocarros à frente da baliza.
Sublinho o facto de James Rodriguez, 19 anos, ter marcado três golos no 6-2 com que o Porto venceu o Guimarães. Cheira-me a "puto-maravilha"! Veremos se o futuro próximo o confirma.

O jovem treinador portista revelou sabedoria e carisma para o cargo. Depois de uns meses na Académica onde fez bom trabalho, mas sem nada de especial, eis que chega ao comando técnico do Porto e logo na primeira época ganha quase tudo o que havia para ganhar.
Além da competência técnica revelada, mostrou saber unir e motivar os jogadores. Além de revelar enorme capacidade para enfrentar problemas difíceis - vejam-se os jogos com o Benfica...  Por exemplo, para a Taça, o Porto perdeu no Dragão por 0-2 e foi à Luz dar a volta ao resultado.
Três fantasmas recentes ele afastou eloquentemente:
- Dificuldade que o Porto da "era Jesualdo" sentia para ultrapassar num jogo  resultados negativos;
- Dificuldade em enfrentar os grandes adversários (Jesualdo normalmente inventava e perdia; Villas-Boas, fiel ao seu esquema, não inventava, transmitindo assim confiança ao grupo.
- Desculpas do tempo de Jesualdo (nos momentos difíceis da época, vinha sempre com aquela "Estamos a construir uma equipa... Saíram jogadores e é preciso integrar os novos..."). Villas-Boas nunca se desculpou desta maneira. E sempre que um jogador era susbtituído por outro - rotação de jogadores - a equipa praticamente não acusava o facto.

Também eu, no início e até em certa parte da época, mantive alguma reserva em relação a Villas-Boas, embora nunca me suscitasse a aversão que sentia pelo anterior treinador. Reconheço que as minhas reservas não tinham  grande razão de ser. Felicito, por isso, o actual treinador azul-e-branco.

Oxalá que o Porto consiga segurar os seus principais atletas. E penso que para a Champions o Porto precisará de um defesa central de grande categoria e de um bom avançado-centro.

1 comentário:

  1. parabens ao FCP e a todos os seus adeptos.
    Por mais que me custe como benfiquista que sou , reconheço que o FCP foi sem duvida uma equipe de topo.
    Parabens.

    Armando Gouveia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.