quinta-feira, 6 de maio de 2010

A indiferença que mata

A história de Hugo Alfredo Tale-Yax é impressionante e bem reveladora do egoísmo e indiferença das pessoas do nosso mundo ocidental.

Foi na madrugada de domingo 17 de Abril, que este homem de 32 anos, natural da Guatemala, e que passou a sem-abrigo após perder o emprego, percebeu que uma mulher estava a ser assaltada por um homem armado com uma faca. Hugo Alfredo conseguiu salvar a mulher mas foi golpeado pelo criminoso. Ainda assim tentou apanhá-lo mas caiu desamparado no passeio.

Ao longo de hora e meia dezenas de pessoas foram passando por este moribundo mas não ligaram. Tudo isto foi gravado por uma câmara de vigilância. Quando os bombeiros foram chamados, já nada havia a fazer. Por baixo do cadáver de Hugo Alfredo Tale-Yax estava uma poça de sangue. A polícia de Nova Iorque, que reconstruiu a história do assalto através de imagens de câmaras de vigilância, procura agora a mulher assaltada e o homem que terá esfaqueado o sem-abrigo até à morte, escreve o "Washington Post".

Todos conhecemos a parábola de Jesus sobre a indiferença de um sacerdote e de um levita judeu e a ajuda de um samaritano a um homem vítima de um assalto. Agora são pelo menos 20 pessoas a passar perto do sem-abrigo e nem uma foi capaz de o socorrer. Nem mesmo a mulher que Hugo Alfredo tentou ajudar o socorreu.

Por momentos, pareceu que alguém teve pena do sem-abrigo e se aproximou, mas foi apenas para tirar uma fotografia com o telemóvel!

Este não foi um acontecimento isolado. Infelizmente, vai-se repetindo em todo o lado a indiferença pelo que acontece ao vizinho do lado!
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.