domingo, 2 de maio de 2010

Bênção de uma casa. Bodas de Ouro de um casal

No sábado passado, fui convidado a presidir à bênção de uma nova casa nesta Paróquia.
É uma cerimónia a que dedico muito empenho. Fico feliz pela felicidade da da família que inaugura o seu novo lar, fruto, tantas vezes, de um grande empenho, dedicação, esmero e sacrifício do agregado familiar.
A casa que benzi situa-se no Castanheiro do Ouro. Senti-me bem entre convidados e familiares. E realço o facto de toda a família ter tido intervenções na cerimónia da bênção.
Gostei da vivenda, situado num lugar de onde se desfruta um panorama magnífico. É uma vivenda ampla, de estilo moderno-sóbrio, que transmite uma sensação de calma e bem-estar. Ali tudo tudo foi pensado e a técnica foi posta ao serviço do equilíbrio das formas e do conforto das pessoas. Desde a maneira como o edifício se situa em relação à exposição solar, passando pela harmonia das cores e terminando no ajuste dos materiais, em tudo subjaz um conceito de beleza estética que é bom saborear. É o estilo de casa que só se saboreia, entendendo-o.
Parabéns, amigos Eng. Américo e Dr.a Ana Maria! Longa vida e muita paz.
*******************
Hoje, na Eucaristia do Teixelo, o Sr Afonso e D. Donzília celebraram as Bodas de Ouro matrimoniais. Estiveram presentes todos os seus filhos, noras e muitos dos seus netos que, no Pai-Nosso rodearam os pais e, de mãos dadas, contaram a alegria, a gratidão e a empatia da família que são.
Foi evidente a felicidade do casal, regada aqui e ali com uma lágrima teimosa e um contínuo sorriso agradecido. Não esquecerei o que ouvi a D. Donzília: "Foi e sou feliz no meu casamento". A palavra do sr. Afonso foi sintomática: "Se voltasse atrás, ela voltava a ser a mulher da minha vida."
Penso que foi a 1ª vez que uma cerimónia do género foi celebrada em Teixelo. As pessoas gostaram. Alguém disse mesmo: "Não será a última nem a única."
É tão bom celebrar 25 ou 50 anos de casados! Num mundo de casa-descasa-casa-volta a casar, há casais que celebram com alegria agradecida a sua fidelidade. Só a fidelidade merece o amor.
Depois teve lugar o almoço familiar num restaurante para o qual fui convidado e onde estive. Senti-me família na família. Vim mais cedo por causa dos meus afazeres. Eles lá ficaram, partilhando à mesa a amizade que os une.
O sr. Afonso e D. Donzília são pais de 7 filhos, seis dos quais vivos. Porque a vida não foi nem é fácil, o sr. Afonso viu-se forçado a emigrar para a Alemanha onde trabalhou durante 27 anos. Quando partiu a 1ª vez, o filho mais novo tinha 4 meses. Com o tempo, levou para aquele país alguns dos seus filhos onde hoje se mantêm. O sr. Afonso há anos que regressou ao Teixelo, sem dispensar umas idas à Alemanha, sobretudo por causa da saúde. É que lá "há outras condições." Faz parte da Comissão da Capela e é um elemento empenhado e dedicado.
Parabéns, D. Donzília e sr. Afonso! Por longos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.