sábado, 27 de junho de 2009

D. Manuel Linda é o novo bispo auxiliar de Braga.

Há muito que se comentava nos bastidores. É mesmo verdade. O P.e Doutor Manuel Linda será Bispo. Bispo Auxiliar de Braga.
O novo Bispo é natural da freguesia de Paus, concelho de Resende e Diocese de Lamego em cujos seminários Menor e Maior estudou, vindo a concluir a sua formação no Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto), já como aluno da Diocese de Vila Real.
É bem verdade que os caminhos do Senhor são insondáveis! Foi acolhido em Vila Real, ele e mais três colegas que são também sacerdotes (Padres Saavedra, Luís e Edgar) devido a problemas surgidos no Seminário de Lamego. Um grande, grande Bispo os acolheu, o saudoso D. António Cunha, então Bispo de Vila Real, também ele natural da diocese de Lamego.
Ainda hoje recordo perfeitamente aquele dia 10 de Junho de 1981 quando eu e os padres Guedes, Ramos e Matias nos deslocámos a Vila Real para a ordenação do P.e Linda e dos seus três colegas. Paramentámo-nos no Seminário. Eis que surge ao nosso encontro, também já paramentado, a veneranda figura de D. António Cunha, que envolvendo-nos num abraço, disse:
- Não me queirais mal, amigos! Limitei-me a aproveitar quem Lamego não quis!

Fui colega de Seminário do P.e Linda e seus condiscípulos e chegámos a ter algumas aulas em comum, embora ele fosse três anos mais novo. Recordo perfeitamente. O curso do agora eleito Bispo era muito interessante. Todos muito amigos, alegres e interessados. Gente simpatiquíssima e solidária, como confirmou no caso da mudança para Vila Real. Já então se revelavam os dotes de inteligência do P.e Linda.

Há meses falei sobre ele neste blog. E mais uma vez vem a confirmação. D. António Cunha gostava imenso de valorizar os seus padres e os frutos recolhe-os a Igreja de hoje. D. Amândio, Bispo Coadjutor de Vila Real, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, D. Gilberto, Bispo de Setúbal, D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga. Todos valorizados e promovidos pela antigo Bispo de Vila Real!!! É obra! E também motivo de reflexão para os Bispos de hoje....
Olhem, aqui está um ponto a analisar neste Ano Sacerdotal!

Parabéns, amigo Linda! Que tenhas um múnus episcopal fecundo, no serviço à Igreja e ao mundo. Que o Deus do amor e da paz te apoie, acompanhe e te seduza para que sejas também profeta do Altíssimo, quando atravessamos o deserto da ausência de profetas.
Institucionalistas não faltam, profetas não abundam...

2 comentários:

  1. Também fui colega (embora não condiscípulo) do agora D. Manuel Linda no Seminário de Lamego.
    É mais um bispo oriundo de Lamego, embora não dos seus quadros, tal como João Crisóstomo, Madureira Dias e Manuel António Mendes dos Santos.
    Tem perfil seguro, empático e inovador.
    Das referências últimas que tenho dele é a apresentação, em Santa Maria da Feira, de um livro do Padre João Bezerra, Passionista, cuja tese de mestrado foi orienttada exactamente pelo Professor Manuel Linda.
    Na ocasião, não assisti ao lançamento do livro, na minha escola secundária, por dificuldades de visão por que passei durante quase dois anos. Mas comprei o livro, que subsequentemente li. Os testemunhos dos colegas iam no sentido da exaltação do autor, que fora docente dos quadros desta escola, e na apreciação do orientador, ambas bem merecidas.
    Oxalá, a acção pastoral de Linda seja marcante na História das Pessoas e da Igreja Portuguesa. Cabedal não lhe falta, graças a Deus!

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei contente... :) Gosto de quem, mesmo sendo muito instruído, fala ao povo sendo povo!
    Desejo que tudo corra bem!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.