segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festa de São Pedro


Desde o séc. III que a Igreja celebra numa única solenidade os Apóstolos Pedro e Paulo.
"Pedro que foi o primeiro a confessar a fé em Cristo, e Paulo que a ilustrou com a sua doutrina;
Pedro que estabeleceu a Igreja nascente entre os filhos de Israel, e Paulo, que anunciou o Evangelho a todos os povos;
ambos trabalharam, cada um segundo a sua graça, para formar a única família de Cristo;
agora, associados na mesma coroa de glória, recebem do povo fiel a mesma veneração." (Prefácio da Solenidade de São Pedro e São Paulo)

São Pedro é o Padroeiro desta comunidade que traz o Apóstolo no nome: Paróquia de São Pedro de Tarouca. Por isso se estão a celebrar em Tarouca as festas petrinas.
Na tarde deste dia, teve lugar na Igreja Paroquial a solene Eucaristia e a Procissão. Presidiu à Missa e anunciou a Palavra de Deus o Cón. Doutor João António, Reitor do Seminário Maior. Pelo que lhe agradeço imenso. Obrigado, bom Amigo!
Sacerdote de imensa sabedoria, soube comunicar clara e convictamente a Palavra. Falou-nos de Pedro, do Ano Paulino que hoje se encerra e do Ano Sacerdotal que começou em 19 de Junho. Sempre numa perspectiva cristocêntrica. Só uma adesão pessoal e comunitária a Jesus Cristo consegue transformar libertadoramente o mundo.

As festas petrinas estão a decorrer com toda a serenidade e bom acolhimento. Parabéns aos mordomos que organizam a festa e ao povo pela colaboração e pela postura.
E porque hoje é a festa da unidade paroquial, quero igualmente felicitar os mordomos das outras festas que têm lugar na freguesia e as povoação pela colaboração e pela maneira alegre e fraterna como as têm vivido.

1 comentário:

  1. João António, padre30 de junho de 2009 às 05:49

    Bom Amigo: Eu é que estou muito reconhecido pelas suas palavras, pelo seu acolhimento (bem como pelo acolhimento da sua bela comunidade e da família que nos ofereceu a refeição). Obrigado por tanto. Obrigado por tudo. Que Nosso Senhor o abençoe. Forte abraço em Cristo Senhor.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.