domingo, 10 de junho de 2007

Os doentes, os pobres, os padres e a cultura

O jornal "Correio do Vouga" apresenta uma retrospectiva dos primeiros seis meses de D. António Francisco como Bispo de Aveiro. Parece-me que a frase que melhor define o perfil do Bispo é esta:

"... quem se encontra com D. António Francisco experimenta: serenidade, afabilidade e também firmeza do Pastor."

D. António falava muito de serenidade. E, entre muitas coisas, ficou-me esta palavra. Sobretudo porque nele assenta como uma luva. Não é uma figura de retórica. É algo que nasce de dentro, que se sente, que lhe é conatural.


"Se pudermos resumir no mínimo de palavras, são estas as prioridades do Bispo de Aveiro: os doentes, os pobres, os padres e a cultura." - refere o citado jornal.
Dentro da mundivalência que absorve a atenção de um Bispo, penso humildemente que D. António "acertou na mouche". A caridade, como vínculo da perfeição; a comunhão presbiteral; a evangelização do mundo da cultura, tantas vezes tão afastado...
"... o Bispo de Aveiro percorreu toda a diocese, encontrando-se com todos os padres, pelo menos a nível arciprestal..."
Fantástico, D. António! E apenas em seis meses.
Penso que é esta a melhor forma de fazer e fazer crescer a comunhão entre o presbitério. O Bispo que desce, que sai, que aparece, que ouve, que partilha, que acolhe, que motiva, que estimula...
Penso que valerão de muito pouco os "sermões" de Quinta-Feira Santa se depois o Bispo for uma ausência continuada na vida dos seus padres.
Pelo que pude ler na "espuma das palavras" do artigo citado, há um carinho muito grande e uma aceitação agradável do novo Bispo de Aveiro. Esta Diocese sempre foi apresentada como vanguarda na actualização pastoral, graças não só a um clero muito interessado mas nada acrítico, como também ao empenho, dedicação e serviço do seu laicado.
Claro que uma plêiade de grandes Bispos tem puxado pela Diocese. D. Manuel, D. Marcelino e agora D. António, só para falar nos últimos.
Fico feliz por si, amigo D. António.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.