quinta-feira, 14 de junho de 2007

Condecoração Merecida

10 de Junho - Dia de Portugal - foi marcado por condecorações honrosas como reconhecimento de valores e obras de algumas pessoas, tantas vezes esquecidos, que merecem ser apresentadas para exemplo dos outros portugueses.

Entre as várias condecorações recorto a do Bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins.

O nosso Presidente da República esteve atento à vertente social do percurso de D. Manuel Martins quando Bispo de Setúbal: ao seu interesse pela causa dos desempregados e dos pobres, à denúncia que corajosamente fez dessas situações dramáticas, à sua luta perante os governantes de então para que a miséria de muita gente de Setúbal não fosse mais negra ainda.

D. Manuel, à semelhança de Jesus pregava o Reino de Deus e ajudava aqueles que precisavam de pão. "Tinha pena daquela multidão faminta".A sua luta contra a pobreza foi reconhecida sobretudo pelo povo de Setúbal e a condecoração honrosa da Ordem de Cristo agora concedida é expessão desse reconhecimrnto.

A condecoração deste extraordinário Bispo, de estilo de vida simples e humilde, tem uma projecção incalculável: enaltecea própria Igreja, que tantas vezes é alvo de ataques injustos, e repercute-se de algum modo no Episcopado e nos sacerdotes e é uma glória e estímulo para todos os cristãos católicos.

Mário Salgueirinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.