segunda-feira, 3 de julho de 2017

O Cristianismo não é um conjunto de regras morais, nem cardápio de tradições humanas...


O Cristianismo não é um conjunto de regras morais, nem cardápio de tradições humanas.
Cristianismo é o encontro com uma Pessoa, Jesus Cristo.
Cristão deriva de Cristo.
Cristão é quem procura fazer de Cristo o grande amor da sua vida, imergir em Cristo como o +peixe imerge na água, deixar-se moldar por Ele, confiar n'Ee e, por conseguinte, ter os mesmos sentimentos que havia em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Daqui derivam algumas posturas práticas:
1. Ao entrar numa Igreja ou capela, veja se a lamparina (elétrica ou a azeite) está acesa. Se está, é sinal da presença do Santíssimo Sacramento. Nalguns templos, existe a "Capela do Santíssimo Sacramento". Por isso esteja a tento.
2. Faça a genuflexão diante do Santíssimo Sacramento ao entrar, ao sair, sempre que passe diante do Sacrário.
Faça da genuflexão um gesto de carinho e respeito para com Jesus Sacramentado. Joelho direito ao chão. É uma saudação ao Senhor. Para estarmos de pé diante dos homens e das coisas, precisamos de estar de joelhos diante de Deus.
3. Ao entrar num templo onde existe o Sacrário, depois de fazer a genuflexão, vá para o seu lugar, ajoelhe, benza-se e faço um momento de oração. Depois, se assim o entender, pode sentar-se.
4. Mantenha silêncio e peça silêncio nos templos. Se for indispensável dizer algo, faça-o em voz muita baixa e rápida.
Para conversar, temos o adro...
Para tratar de assuntos que precisam de ser tratados, existe a sacristia.
5. Há gente que corre de imagem para imagem no templo, mas nunca se lembra do Santíssimo Sacramento. Que coisa horrível! Os santos a indicar-nos constantemente Cristo e muitos, cegos, surdos e mudos, a ficarem só e apenas diante das suas imagens... Como os santos no Céu se devem contorcer! Primeiro, primeiro, primeiro Cristo que fez santos aqueles cujas imagens neneramos e nos pode fazer santos a nós se, como eles, nos deixarmos enamorar por ELE!


Estes foram assuntos práticos abordados hoje na Novena de Santa Helena e que derivam disto: "SER CRISTÃO É PROCURAR JESUS, DEIXAR-SE ENCONTRAR POR ELE, AMÁ-LO E DEIXAR-SE AMAR POR ELE.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.