segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O futebol roda em valsa louca



- Jorge Jesus revolta-se com a polícia em Guimarães (aqui)

- Jorge Jesus constituído arguido
Treinador das águias fica sujeito a Termo de Identidade e Residência.  ( aqui)

- Sporting: Plantel e presidente revoltados com Xistra ( aqui)

- Dragões vão processar presidente da AF Lisboa
Acusam nuno lobo de "manobra de diversão" (aqui)
 
- Nuno Lobo vai apresentar queixa por agressão de Adelino Caldeira (aqui)
 
- Paulo Fonseca: "Jesus condicionou este jogo e o do Sporting"
Treinador do FC Porto criticou "estratégia" do Benfica, após empate no Estoril. (aqui)
 
- Águias atiram-se a Paulo Fonseca (aqui)
***
Isto parece o Iraque em moldura futebolística. E ainda só estamos nos inícios do campeonato....
E o pior é que os incêndios vêm de cima (dirigentes e treinadores), de quem obrigatoriamente deveria ser referência de moderação, inteligência serena.
Depois, se este lume guerreiro chegar às multidões, verão tais dirigentes e treinadores a lavar as mãos como Pilatos, arremessando as responsabilidades para o Estado, a polícia ou o adversário. E o pior é que esta gente vai passando incólume por entre as chuvadas de enxofre que desencadeia. Até quando???
 
Os árbitros erram? Sem dúvida. E às vezes erros grosseiros.
E não erram os treinadores? Ui! Nem lhes digo nem lhes conto.
Não erram os atletas quando não se aplicam, quando falham golos de baliza aberta, quando defendem mal, quando são desorganizados em campo, quando...
Não erram os dirigentes? Aqui nem é preciso explicar. Se em vez de "incendiários de guerrinhas", tivessem coragem de se auto-examinar, pusessem mais energia e competência nas suas funções, o nosso futebol seria muito melhor.
 
Há clubes que são beneficiados pela arbitragem uma, duas, três vezes e... caladinhos como ratos... Quando não caem na hipocrisia do "limpinho, limpinho". Mas quando acham que o árbitro os prejudicou, ui!, gritaria até à China! Que falsidade! Que máscara horrenda!
 
Pessoalmente não costumo usar as arbitragens para desculpar os fracassos do meu clube, pois sei que normalmente se devem a incompetências da equipa ou do treinador. Ou de ambos.
O Porto empatou no Estoril. Houve erros de arbitragem? Houve. Mas o Porto perdeu pontos porque jogou mal, como o já tinha feito nos últimos jogos.

Sem comentários: