segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Beatice" safada

Há quem afirme que a alma portuguesa tem um genes anticlerical. Por motivos históricos, por motivos lendários, por causas reais, por causas psicológicas, por ...

Muitas vezes esse anticlericalismo mora dentro da própria Igreja, entre aqueles que se declaram católicos.
Entre todos avultam os chamados "beatos" e "beatas" que nada têm a ver com os verdadeiros BEATOS e BEATAS, gente que vive a santidade do Evangelho  e que, pelo seu testemunho, nos mostra a face de Deus. É o caso de João Paulo II, há dias beatificado.
Os "beatos" prezam, por norma, o fundamentalismo religioso. Eles auto-proclamam-se os 'verdadeiros católicos'. Os outros, os que deles discordam, são herejes, maus católicos, inimigos. Eles é que estão certos, pensam. Os outros estão todos errados. Reagem com violência em relação ao diferente.
As "beatas", normalmente solteiras - embora nem todas as solteironas sejam beatas nem todas as beatas sejam solteironas - têm uma linguinha  de quilómetros e segregam um veneno super-perigoso. E então em relação aos padres nem lhes digo nem lhes conto! Umas vezes partem para o embate directo, de peito feito, erguendo montanha de ódio maiores do que o Evereste. Outras vezes refugiam-se na guerrilha em que são mestras. Pela frente, simulam simpatias, mas depois é cada emboscada!... Detestam deixar rasto.
Gostam de pavonear lacaios que lhes emprestam a voz e a face. Assim conservam melhor a máscara.

Será que "beatos" e "beatas" gostam de si mesmos, de Deus e dos outros?

Felizmente que nesta comunidade não pressinto gente assim.
Se há coisas que muito me custam é 'aturar' bêbedos, chatos e "beatos".

2 comentários:

  1. Essa foi muito forte,
    mas tem razão de ser sim senhora. A igreja para eles é uma forma de ver e ser visto. Muita gente não conhece o verdadeiro valor da fé, da religião, do amor ao próximo, da solidariedade e muito menos da amizade. Mas felizmente há muitas excepções.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos visitem a Voz do Goulinho e se conhecem a região votem P. F. para nós povo da serra do Açor é muito importante.

    Obrigado
    A Voz do Goulinho

    goulinhoblog@sapo.pt

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.