quinta-feira, 26 de maio de 2011

Seis milhões à beira de morrer de fome na Coreia do Norte

Mais de seis milhões de norte-coreanos, cerca de um terço da população do país, "estão à beira de morrer de fome" e "necessitam de ajuda urgente", alertou, quinta-feira, um jornal chinês citando o Programa Alimentar Mundial.
O alerta coincidiu com a secreta visita à China do líder norte-coreano, Kim Jong-il, "centrada", de acordo com um perito local, na "cooperação económica" e na "assistência chinesa" à Coreia do Norte.
A "escassez de comida" forçou a Coreia do Norte a pedir ajuda externa, disse Zhang Liangui, especialista em assuntos norte-coreanos da Escola Central do Partido Comunista Chinês, citado pelo jornal Global Times.
As estimativas do Programa Alimentar Mundial (PAM), divulgadas em Março, referiram que a Coreia do Norte necessitará de 450 mil toneladas de alimentos.
Zhang Liangui considerou que "para a comunidade internacional, há sempre um dilema na ajuda à Coreia do Norte".
"Por razões humanitárias, é necessário ajudar as pessoas com fome, mas por outro lado há o receio que a ajuda seja usada pelos militares e pelo governo para financiar o programa de desenvolvimento nuclear", explicou.
O líder norte-coreano chegou na sexta-feira passada à China, na terceira viagem ao país no espaço de um ano.
Como habitualmente, Kim Jong-il viaja num comboio blindado e a viagem não deverá ser confirmada antes de regressar à Coreia do Norte.
Kim Jong-il chegou na quarta-feira a Pequim, onde se encontrou com o Presidente chinês, Hu Jintao, disseram fontes sul-coreanas.
Na capital chinesa, o líder norte-coreano visitou uma empresa de alta tecnologia e a seguir embarcou para o Norte da China, em direcção à fronteira entre os dois países, indicaram as mesmas fontes.
In Jornal de Notícias

2 comentários:

  1. O "querido líder" coreano já rebentou com o seu país, como, aliás, era previsível...
    Por cá, o "querido líder" socretino também já fez o mesmo. A fome ainda não é tanta, graças aos milhões que a UE nos vai dando...

    Mas se o "querido líder" de cá não for despachado o mais cedo possível, de modo a nunca mais cá pôr o pé, muitos ainda sofrerão as agruras da fominha...!

    Oxalá o Povo acorde e não vá atrás das (agora) falinhas mansas, mas sempre demagógicas do maior embusteiro de toda a História de Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Neste país os direitos humanos são violados diariamente. Fome, escravatura, miséria e tortura é infligida a este povo que silenciosamente sofre a tirania do seu lider. Existem campos de concentração, onde estas pessoas são tratadas sem qualquer tipo de humanidade. Muito me admira as nações unidas ainda não tenham acionado uma plano de intervenção.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.