quarta-feira, 4 de maio de 2011

'Troika' e Governo definem poupança de 8,8 mil milhões em 2012-2013

A 'troika' e o Governo irão impor mais medidas de austeridade entre 2012 e 2013 que permitirão poupar 5,1% do PIB. As taxas moderadoras na saúde aumentam até Setembro e haverá redução de trabalhadores na Administração Central e local. A linha de TGV Lisboa-Porto é suspensa e os independentes passam a receber subsídio de desemprego.
Para atingir a meta de 5,9% do PIB, o Governo e a 'troika' comprometem-se a reduzir a despesa em 2011 em cerca de 0,25% do PIB, "particularmente em subsídios aos sectores empresarial do Estado e Saúde".

Outras medidas:
- Menos autarquias e menos funcionários
- TGV Lisboa-Porto suspenso
- Independentes passam a receber subsídio de desemprego
- Taxas moderadoras aumentam e isenções descem
- BPN para vender até Julho
- Auditoria para dar celeridade à Justiça
- Uma em cada cinco repartições de Finanças vai fechar
- Defesa sem margem para gastar
- Estado vai sair da EDP e da REN até final do ano
- Dois meses para acabar com 'golden shares'

Acompanhe aqui detalhadamente estas medidas a implementar.

Pode também passar por aqui.

4 comentários:

  1. Convenhamos que muitas medidas a serem tomadas serão vem vindas, como forma de acabar com os abusos do poder. Pena que muita gente em especial a classe média é quem mais é penalizada.
    Muitos funcionarios publicos não são necessários. Apenas estão a pesar na maquina do estado e nada produzem e ainda gozam com quem tem um emprego precário.
    Algumas juntas de freguesia, autarquias e repartiçoes de finanças etc, não se justificam, mas ao fim ao cabo tudo continuará na mesma, porque os funcionarios vão continuar.

    Mais uma forma da penalizar a juventude que cada vez mais é chamada de à rasca.

    ResponderEliminar
  2. A subida da idade da reforma não ajuda, e vai impedindo a juventude de aceder ao emprego, iniciando a vida activa muito tarde com os inconvenientes de toda a ordem.
    Por outro lado, manter as pessoas a trabalhar acima dos 60, penso que estorva a criatividade e o dinamismo, pelo menos de modo geral...
    Preocupa-me imenso a situação da gente nova e, por consequência, a do país. Estamos a assistir a uma hemorragia migratória da juventude e consequente empobrecimento de capacidades e de quadro de que Portugal precisa para andar para a frente.

    ResponderEliminar
  3. Concordo a 100% com o senhor.
    Ainda não foi descoberta a formula para que o mundo viva de forma harmoniosa a todos os níveis. Sempre haverão desigualdades sociais. Afinal são os uns que contribuem pra enriquecer os outros, porque mesmo nos países ricos há muita miséria.
    Se calhar uma politica proteccionista não era mal de todo.

    Mas é tudo muito complicado quando se depende economicamente dos outros que para nos ajudarem, nos obrigam a consumir o que eles produzem e pagam para nós não produzir-mos. Estará aqui o erro? Terá sido uma boa ideia aderir-mos à União Europeia? Agora estamos a sofre as consequencias.
    Que dificimente terão remédio.

    ResponderEliminar
  4. As suas questões são pertinentes. Também eu as levantomuitas vezes. Mas não tenho respostas...
    Certo é que antes da adesão à U, Europeia, já tínhamos pedido a ajuda ao FMI.
    Certo é também que "ninguém dá nada a ninguém", diz o povo. E a ajuda europeia, com as exigências inerentes, veio contribuir para a nossa paralisia na agricultura e na indústria, tornando-nos ainda mais dependentes daquilo que os países europeus produzem. Deram para lhes comprarmos...
    Eu tenho esperança na nossa reacção como povo. Esperança que vem do fundo da História. Se já conseguimos vencer crises, também conseguiremos vencer esta..
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.