quarta-feira, 8 de julho de 2009

A rir, a rir...

Decorre a novena. De acordo com o plano pastoral da paróquia, que contempla os sacramentos da Ordem e do Matrimónio, o sr. Cón. Melo tem falado do Matrimónio (tanto Santa Helena como a Senhora das Dores constituíram família...).
Sempre que julgo oportuno e a inspiração me ajuda, gosto de contar uma pequena historieta que ajude a recentrar a atenção no assunto.
As pessoas estão ali bastante tempo, as condições não são as ideais e muita gente chega à novena após um dia de trabalho. Penso que às vezes é preciso descentrar para melhor recentrar. Até nas aulas gosto de o fazer sempre que me é possível.
Nunca esqueço aquela palavra de Jesus: "Deixo-vos a Minha alegria para que em vós ela seja completa." Tantas vezes que as nossas assembleias são pesadas, com ar grave, como se as pessoas estivessem num velório... Gosto de ver a gente serena, compenetrada mas com ar feliz pela presença do Senhor que nos une.
Depois uma graça ou uma historieta oportunas são capazes de ficar mais gravadas no coração dos ouvintes do que uma eloquente exposição teológica.
Além disto, "não é com vinagre que se apanham insectos". Quer dizer que um sorriso franco é capaz de de criar mais propensão para a adesão à mensagem.

4 comentários:

  1. Bom dia Pe Carlos,realmente "não é com vinagre que se caçam moscas" mas com amor e alegria! Da novena a que assisto,fervorosamente dedicada, muitas arestas tem no seu rebanho para limar.
    É a dor,que me tornará mais forte; a luta contra a xenofobia e preconceito, (os cristãos foram perseguidos) e vencerei.
    Àquela Sra, que ontem se veio sentar no meu banco,me atirou com a carteira em cima,e depois me virou as costas no abraço da Paz,obrigada, nem ela sabe o quão me tornou Mais Forte!
    Sou pessoa de Amor, Fé e Paz!
    "Onde existe ódio que eu difunda o Amor!"
    É dentro dos corações maldosos, que existe a maldade! Ela não vem de fora,está dentro de cada um!
    "Perdoando,seremos perdoados!"
    Senhor, não temerei os perigos,porque sei que estás comigo!
    Paz aos homens de boa vontade!
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  2. Se bem me recordo, Santa Helena também foi, a seu modo e por várias razões, uma senhora das dores.
    E já agora, a propósito do Senhor Cónego José Manuel Pereira de Melo, de Lamego ou de Valdevez, quando é que lhe acontecerá o que aconteceu ao Senhor Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda? É que ambos, embora cada um em seu sítio, frequentaram o centro de novas oportunidades - e não se sonhava com Sócrates a Primeiro-ministro

    ResponderEliminar
  3. esta senhora Lis ou é Santa ou pelo seu discurso é beata daquelas de igreja, em que só ela é que sabe perdoar e só sabe deitar abaixo quem por vezes erra? Será que pensou duas vezes antes de criticar a senhora que lhe deitou a carteira e lhe virou costas. Será que não pensa que na maior parte das vezes doi mais as palavras que se dizem que os actos. Dona Lis voce será melhor que os outros?

    ResponderEliminar
  4. Haja paz! Muita paz!
    Vá, não façam de um reguito de água um oceano! Não é caso para tantomeu Deus!
    E é sempre de dizermos quem somos, nunca nos deixarmos ficar no anonimato. Quem se assume não foge da luz. Quem se refugia no anonimato, gosta das trevas!
    Muita paz!
    Tudo se ultrapassa quando se é gente de bem, a exemplo de Santa Helena e de Nossa Senhora das Dores.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.