quinta-feira, 19 de junho de 2008

Portugal afastado do Euro-2008

Portugal perdeu com a Alemanha por 3 a 2 e viu-se assim afastado do Campeonato Europeu de Futebol.
Claro que cada espectador de bancada ou do ecrã é um treinador e, por isso, as inpertretações para a derrota são mais do que muitas.

Na minha modestíssima opinião, há circunstâncias a ponderar e ilações a tirar.

1. A balbúrdia no tocante a transferências que envolveu toda a preparação e já o decorrer do campeonato. Penso que foi deplorável que o próprio seleccionador tenha anunciado a sua transferência para o Chelsea já no decorrer da competição. É que a partir daí não ganhámos mais nenhum jogo. Simples coincidência?

2. Penso que se instalou no imaginário lusitano a ideia de que a Alemanha estava "no papo." Erro, a Alemanha é a Alemanha. Selecção poderosa física e mentalmente, organizada, estruturada.

3. Deficiente preparação desta partida? Como é possível duplicar o mesmo erro na mesma partida? Dois golos muito parecidos em jogadas de bolas paradas...

4. Há jogadores que pareciam ser "património de Scolari". Por mais asneiras que fizessem ou por menos que jogasssem, tinham lugar nesta equipa. Casos do guardião Ricardo, de Simão ou de Paulo Ferreira à esquerda. Nenhum deles é titular absoluto nos clubes onde jogam, Mas Scolari teimou ... e perdeu.

4. Eu sei que posso ser acusado de clubite. Não é nesse campo que me quero mover. Mas a equipa que ganhou o campeonato por larguíssima margem de pontos tinha apenas um jogar seu (que já não é) como titular na selecção. Elucidativo. Então um Bruno Alves não seria um elemento imprescindível na defesa perante uns alemães altos e fortes fisicamente? Um Quaresma motivado não seria utilíssimo perante uma equipa alemã algo lenta a defender e com alguma dureza de rins?

5. A "ronaldomania" não resultou. Endeusou-se tanto o atleta que não brilhou. Talvez porque a cabeça dele estivesse em Madrid e não nos campos de futebol onde Portugal jogava...

6. Não tem a ver com o jogo, mas deixem-me mais uma vez manifestar a minha total insatisfação com Jesualdo Ferreira. Aquele golo de Postiga é uma obra perfeita de um verdadeiro ponta - de - lança. Jesualdo não soube mesmo motivá-lo (como a outros). Já o perdemos para o Sporting. Certamente Paulo Bento obrigará Jesualdo a reconhecer muita da sua incompetência no tocante à motivação de atletas com enorme potencial, mas que exigem uma intervenção especial.

7. Adeus, Scolari. Obrigado por coisas interssantes que fizeste por Portugal. Que sejas feliz na Inglaterra. Mas penso que será bom que Portugal mude de rumo. Quem se muda Deus ajuda. Esperamos que venha um seleccionador menos polémico e com melhores resultados.

8. Portugal teve no futebol uma ocasião para esquecer por momentos o pesadelo da crise que vivemos. Rapidamente o país vai cair "na real". Talvez, como no Futebol, precisemos de mudar de equipa técnica. Mas aqui é o povo soberano que o vai dizer nas urnas dentro de um ano.

2 comentários:

  1. Rev.mo Senhor, Bom Amigo:

    Este seu magnífico comentário vem reproduzido, hoje, no PÚBLICO. Parabéns.

    Abraço no Senhor Jesus.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Grande Amigo.
    É apenas uma humilde reflexão, também do coração.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.