sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Breve nota da CEP por ocasião do falecimento do Dr. Jorge Sampaio

 
A Conferência Episcopal Portuguesa, por ocasião do falecimento do Dr. Jorge Sampaio, quer exprimir uma homenagem agradecida pela sua vida plena de humanidade, uma vida dedicada à solidificação da democracia, à defesa dos direitos humanos e ao serviço da causa pública em várias funções autárquicas, nacionais e internacionais, particularmente como Presidente da República de 1996 a 2006.

A grande atenção do Dr. Jorge Sampaio às causas humanitárias teve expressão concreta na fundação e presidência da Plataforma Global para Estudantes Sírios em 2013, associação de assistência académica de emergência e solidariedade efetiva que apoiou centenas de estudantes sírios.

Ainda a nível internacional, é de salientar o cargo que exerceu como Alto Representante da Aliança das Civilizações, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para fomentar o diálogo e a cooperação internacionais, interculturais e inter-religiosos contra os radicalismos e extremismos, procurando criar assim uma autêntica rede de solidariedade entre culturas, civilizações e religiões.

Lisboa, 10 de setembro de 2021

Secretariado Geral da CEP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.