quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Parabéns, D. Jacinto!

 Bodas de Prata Episcopais de D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego


Nota da Vigaria Geral:

No próximo dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro principal da Diocese de Lamego, passam 25 anos da ordenação episcopal de D. Jacinto Botelho, nosso bispo emérito. São as Bodas de Prata Episcopais que gostaríamos de comemorar com o mesmo dinamismo jubilar e pastoral com que em 2008 celebrámos as suas Bodas de Ouro Sacerdotais.
O Sr. D. Jacinto é uma figura incontornável na história da nossa diocese. Natural desta Igreja Particular, onde nasceu em 11 de setembro de 1935, em Vila da Rua, Moimenta da Beira, foi ordenado presbítero na catedral de Lamego a 15 de agosto 1958. Depois de ter completado estudos em Roma, desempenhou funções formativas no Seminário Maior onde foi Vice-Reitor, mais tarde foi Vigário Episcopal dos Leigos e era Vigário Geral, quando a 31 de outubro de 1995, São João Paulo II o nomeou Bispo Titular de Tácia Montana e auxiliar de Braga.
A 20 de janeiro de 2000 foi nomeado Bispo de Lamego, tomando posse a 19 de março seguinte. Esteve á frente da nossa diocese até 29 de janeiro de 2012, data da tomada de posse do Sr. D. António Couto.
A situação de pandemia não nos permite uma celebração pública que, a tantos títulos, o Sr. D. Jacinto merecia como membro insigne e devotado desta diocese. Poderemos, no entanto, acompanhá-lo com a oração que ele tanto faz pela Igreja, pela diocese e pelas nossas famílias. Queremos dizer ao Sr. D. Jacinto o quão importante é a sua presença discreta, amiga e orante na diocese e assegurar-lhe a certeza da nossa gratidão e oração.
O Sr. D. António Couto deseja que, assim que seja possível, se assinale esta efeméride duma forma coletiva que exprima o júbilo da diocese pela vida e ministério do Sr. D. Jacinto Botelho.

Bênção do Papa Francisco por ocasião dos 25 anos de episcopado de D. Jacinto:

“Ao Venerável Irmão, Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, Bispo emérito de Lamego
Na celebração do jubileu de bodas de prata de ordenação episcopal, congratulamo-nos pelo duradouro zelo apostólico diligentemente desenvolvido na arquidiocese de Braga e na diocese de Lamego, da sua naturalidade, assim como pela manifesta solicitude com que assumiu, na vinha do Senhor, o encargo de prover às necessidades dos fiéis, que pastoreou com alegria e misericórdia evangélicas. E, enquanto lhe auguramos todo o bem, de bom grado lhe concedemos, bem como aos seus familiares, a Nossa Bênção Apostólica e solicitamos preces pelo Nosso ministério Petrino.
Dado em Roma, em Latrão, no dia 28 do mês de dezembro, do ano de 2020.
Francisco”

Fonte: Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.