quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ENCONTRO DE LEIGOS DO ARCIPRESTADO DE TAROUCA

Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal” 

 Dia 16 de Janeiro, pelas 15 horas, no salão da Junta de Freguesia de Dalvares. Leigos das várias paróquias do arciprestado Tarouquense vão encontrar-se.
Pela Paróquia de Tarouca, estarão as pessoas sugeridas pelo Conselho Pastoral Paroquial.

O projecto “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal” está agora confiado à reflexão dos órgãos de corresponsabilidade das comunidades cristãs, das congregações religiosas, dos institutos seculares, dos movimentos, paróquias, arciprestados, grupos e associações eclesiais. Trata-se de darmos todos as mãos, de nos pormos todos à escuta do que o Espírito diz à Igreja neste momento da história, para um novo despertar de uma fé cansada e para readquirir um nova vitalidade em ordem à renovação e reorganização das nossas comunidades e à ousadia de novos dinamismos da missão, do testemunho do Evangelho numa sociedade plural e em mudança." (D. António Marto)

O projecto “Repensar juntos a pastoral da Igreja em Portugal”coloca duas questões a todos nós:

1 - Que vês na noite da sociedade em que vives? Quais os sinais de Deus e os desafios para a tua missão? O que podem os cristão oferecer, a nível espiritual e humano? (Leitura de Fé dos sinais de Deus na sociedade)

2 - Qual a nova maneira de ser Igreja nos dias de hoje? Que caminhos pastorais a seguir? (Sinais e indicadores do Espírito Santo na vida da Igreja)

1.- Leitura de Fé dos sinais de Deus na sociedade

a) - Tendo em conta a identidade e missão da Igreja, o que é que sentimos como inquietação e preocupação na sociedade em que vivemos e nas perspectivas da sua evolução?
b) - Que sinais de Deus reconhecemos na sociedade em que vivemos?
c) - Que desafios coloca a sociedade de hoje em relação à missão da Igreja?
d) - O que é que verdadeiramente precisam as pessoas de hoje, a nível espiritual e humano?
e) - O que é que a Igreja (nós como Igreja) pode (é chamada a) oferecer a esta sociedade?

2.- Sinais e indicadores do Espírito Santo na vida da Igreja
a) - Ao olhar a Igreja que somos (paróquia / diocese... Portugal...) o que é que nos parecem ser as principais carências quanto à vida crista e quanto à missão da Igreja (missão evangelizadora da Igreja)?
b) - Ao olhar a Igreja que somos (paróquia / diocese... Portugal...) o que a que nos parecem ser as principais mais-valias (valores) quanto a vivência cristã e quanto à acção evangelizadora da Igreja?
c) - Nas nossas paróquias, na nossa diocese (e na Igreja em Portugal e no mundo) que experiências pastorais, carismas, movimentos, dinamismos reconhecemos (conhecemos) como indicativos de uma nova maneira de ser Igreja e de um estilo de vida cristã mais fiel ao Evangelho?
d) - Que caminhos pastorais deve tomar a Igreja como prioridade para viver e testemunhar a Boa Nova de Jesus Cristo, na fidelidade ao Espírito?

Uma boa ajuda para a reflexão antes do encontro é um texto de Rui Vieira, publicado no Fórum Paróquias de Portugal. Pode vê-lo AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.